Share this
A esperança de comunidades vizinhas na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mais precisamente entre os municípios de São Joaquim (SC) e Bom Jesus (RS), é que se saiba logo qual a empresa que vai construir a nova Ponte das Goiabeiras, sobre o Rio Pelotas.

Ponte das Goiabeiras, nesta segunda-feira (6), no registro de Rui Lorenzeti. Totalmente coberta pela água.
Por mais que haja a expectativa da construção de uma nova ponte, patrocinada pelo governo de Santa Catarina, com início das obras ainda este ano, é doído ver o sofrimento de quem precisa transpassar a ponte em dias de hoje.
Parcialmente destruída pela correnteza, em razão das fortes chuvas dos últimos dias, algumas pessoas tentam encontrar forças e meios para, pelo menos, oportunizar a passagem a pé, já que de carro, é impossível.
Este é o drama vivido pelos moradores vizinhos à ponte. No vídeo de cima, se vê a tentativa de consertar paliativamente a ponte. (Imagens de Ezequiel Santos).
Aqui, a realidade atual, com a água do rio sobre a ponte (Imagens Rui Lorenzeti)
Triste saber que apenas um lado, o Catarinense, está dando atenção à necessidade dessa gente. O Governo do Rio Grande do Sul, se limitou em plantar uma placa alertando sobre a interdição da ponte e proibindo a passagem.

Eis a “contribuição do Governo do RS – Foto: Sr. Rui
Num dos comentários do grupo de WhatsApp, Rota Caminhos da Neve, a seguinte mensagem:
“Esse vídeo precisa chegar no Ministro da Infraestrutura e no Presidente da República. O Povo Serrano não merece conviver com uma situação dessas. Agricultura indo bem e lamentavelmente não estamos podendo escoar a produção com qualidade, sendo necessário aumentar dezenas de km entre o RS e SC. O Exército se move sob o comando do Presidente da República, certamente seria uma alternativa até que tenhamos a ponte nova no local”.
É o mais sincero pedido de socorro, para que se construa uma ponte emergencial. O Governo Federal, através do presidente Jair Bolsonaro, precisa olhar com carinho para essas comunidades, e atender ao apelo!



