Azul não abre exceção à Correia Pinto. Serra busca solução!

Azul Linhas Aéreas reforçou que a decisão de suspender os voos em Correia Pinto (SC) é definitiva. Não haverá exceção.

A empresa justificou a medida pelo aumento dos custos operacionais e pela necessidade de ajustar a oferta à demanda.

A Azul destacou que, como uma empresa competitiva, reavalia constantemente suas operações para garantir a sustentabilidade financeira.

A decisão atinge operações em 12 cidades brasileiras a partir de 10 de março de 2025. Além dos custos operacionais, inclui na decisão o alto preço do querosene de aviação e a alta do dólar.

As cidades afetadas são: Barreirinhas (MA), Cabo Frio (RJ), Campos (RJ), Correia Pinto (SC), Cratéus (CE), Iguatú (CE), Mossoró (RN), Parnaíba (PI), Rio Verde (GO), São Benedito (CE), São Raimundo Nonato (PI) e Sobral (CE).

Em busca de outras alternativas

Por outro lado, o Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado de Portos Aeroportos e Ferrovias (SPAF), ressalta que está empenhado em encontrar alternativas para reparar essa perda, o que julga ser um retrocesso para o desenvolvimento da Serra Catarinense.

De acordo com o novo secretário da SPAF, Beto Martins, esta será aprimeira missão dele no retorno à secretaria, ou seja, promover a operação de uma linha aérea na região. Um nova reunião está marcada para segunda-feira (27), para tratar do tema.

Nota enviada pelo Governo de SC

O Governo de Santa Catarina e a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias lamentam a decisão da Azul Linhas Aéreas

A Azul Linhas Aéreas é uma empresa privada e não está ao nosso alcance penalizá-los por isto, mas é certo que iremos buscar todas as alternativas possíveis para tentar amenizar esta grande e lastimável perda para a Região Serrana.

O Governador Jorginho Mello já falou pessoalmente com a Azul e lamentamos que eles não tenham sido sensíveis ao nosso pleito. A Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) irá avaliar e rever qualquer concessão que o Estado já tenha feito à referida empresa, que tenha contado com este atendimento que está sendo desfeito.

Na próxima segunda-feira (27/1) já teremos uma reunião exclusivamente para tratar do tema. Esta será a minha primeira missão no retorno ao comando da secretaria. Tentaremos, inclusive, novo contato com a Azul, e também daremos sequência aos contatos que já foram iniciados com outras empresas.

Tão logo tenhamos algum fato novo, comunicaremos a todos.”

Sala do Empreendedor lembra a MEIs sobre quitação de débitos

Foto: Fábio Pavan e Toninho Vieira

Atualmente são 13.916 MEIs ativos em Lages, dos segmentos indústria, comércio e prestação de serviços, representando 65% da totalidade de empresas (21.356). O segmento da construção civil lidera. Por média, a cada semana, 20 MEIs de distintos ramos são abertos. No Brasil são mais de 15 milhões de MEIs ativos oficialmente.

O Governo Federal, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Sala do Empreendedor prestam uma recomendação aos Microempreendedores Individuais (MEIs) do Brasil.

Os MEIs excluídos do regime tributário Simples Nacional e do sistema de recolhimento em valores fixos mensais dos tributos abrangidos pelo Simples Nacional, Simei, em 2024, em razão de pendências financeiras, possuem uma nova chance de regularizar a sua situação perante o fisco. As dívidas devem ser acertadas e liquidadas e o reenquadramento solicitado até o dia 31 de janeiro de 2025.

A inclusão no Simples Nacional garante benefícios fiscais, como tributos simplificados, e um regime tributário mais favorável. Já o Simei, exclusivo para MEIs, oferece ainda mais facilidades para quem deseja manter suas obrigações tributárias em dia.

Atenção: O limite de faturamento anual do MEI em 2025 permanece fixado em R$ 81 mil. O valor de faturamento é uma das condições para ser MEI.

Chuvas intensas continuam causando transtornos no litoral

A instabilidade atmosférica combinada com calor e umidade sobre Santa Catarina, entre a tarde de sexta-feira,24 e a madrugada deste sábado,25, provocou a formação de temporais com chuvas intensas.

Chuva intensa provoca estragos em SC e instabilidades devem continuar neste sábado / Foto: Julio Cavalheiro/Arquivo/Secom

As regiões mais afetadas foram a Grande Florianópolis e o Extremo Oeste, com registros de alagamentos, deslizamentos de terra e erosões.

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC) segue monitorando a situação e prestando assistência aos municípios afetados. Segundo a Central de Monitoramento, as instabilidades persistem ao longo deste sábado, 25.

De acordo com a Defesa Civil, Santo Amaro da Imperatriz foi o município que mais acumulou precipitação, com 135 mm em 24 horas, seguido por Florianópolis, que registrou 118 mm.

Previsão do Tempo: instabilidades continuam

Segundo a Central de Monitoramento da Proteção e Defesa Civil, as instabilidades persistem ao longo deste sábado (25), devido à influência da frente fria que avança pelo oceano, combinada com o calor e a umidade, o que mantém o risco para novos temporais e chuvas intensas de forma localizada. O alerta indica risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra.

Governador Jorginho empossa novos secretários de Estado

O governador Jorginho Mello deu posse a oito secretários de Estado nesta sexta-feira, 24. Conforme o governador os ajustes foram feitos de modo a aprimorar ainda mais o trabalho do Governo do Estado e a qualidade das entregas à população catarinense.

A posse dos novos integrantes do primeiro escalão do governo estadual foi realizada na manhã desta sexta-feira, 24, na Casa d’Agronômica, em Florianópolis.

Não se discute a competência de cada um, porém, há nas mudanças uma visão mais política. O governador quer mais efetividade e comprometimento. Afinal, restam ainda dois anos, mas os mais importantes na gestão. E o que for sendo feito agora fica mais vivo na cabeça dos catarinenses.

Por isso, Jorginho explicou a necessidade de mudanças no alto escalão. “um time jogando precisa fazer algum ajuste, um avança mais, outro recua, outro troca de posição, enfim, e nós conseguimos fazer essas modificações trazendo gente preparada, gente que tem capacidade técnica, gente que tem serviço prestado para que o estado de Santa Catarina ganhe”, disse.

Seja como for, no pensamento do governador é ajudar ainda mais nas entregas, no compromisso, no cumprimento do plano de governo assumido com a sociedade catarinense.

Quem assumiu

Kennedy Nunes (Casa Civil);

Bruno Oliveira (Comunicação);

Catiane Seif (Turismo);

Coronel Flávio Graff (Segurança Pública);

Adeliana Dal Pont (Assistência Social, Mulher e Família);

Beto Martins (Portos, Aeroportos e Ferrovias).

Na Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil quem assume é Mário Hildebrandt, com posse marcada par o dia 31 de janeiro. Também tomou posse na manhã desta sexta, Ricardo Miranda Aversa, na presidência do Departamento Estadual de Transito ( Detran-SC).

Como secretários adjuntos foram empossados, João Paulo Gomes Vieira, na Comunicação; e o coronel Sinval Santos da Silveira Junior, na Segurança Pública.

Permanece ainda a expecatativa de novas mudanças, com a inclusão ou não de nomes do MDB, em pastas importantes como a da Agricultura e a do Meio Ambiente.

Fotos: Eduardo Valente/GOVSC

Pitaya se transforma em referência para Cerro Negro

Tive a satisfação de estar na propriedade do amigo Ademir Prado, no interior de Cerro Negro, e conhecer e provar da fruta que está sendo uma sensação da Serra Catarinense.

E sem dúvida, em breve, o município deverá se transformar na “Capital Estadual da Pitaya”. Hoje, maior produtor do fruto na Serra Catarinense, com mais de 10 toneladas por safra, o município se prepara para realizar, dia 29 de janeiro, a abertura oficial da temporada do Colhe e Pague.

Organização da Prefeitura e Adrel

O evento, organizado pela prefeitura em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos – Adrel e produtores rurais, acontecerá na Comunidade de Barra do Salto, a partir das 14h30.

Atualmente, são cultivadas em torno de cinquenta variedades de pitayas e esse é o principal motivo para se buscar o reconhecimento de Capital Estadual da Pitaya, segundo a diretora executiva da Adrel, Elisa Lima.

O projeto está sendo avaliado em parceria com a iniciativa privada e pública, e assim, ver da possibilidade de tramitar um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e buscar esse reconhecimento legal para Cerro Negro.

“Isso ajudaria, inclusive, a motivar a expansão de novas áreas de produção, uma vez que, a localização geográfica do município favorece a produção da fruta, pois no inverno há uma névoa nas áreas do entorno dos lagos, que impede a formação de geadas severas que prejudicam os pés de pitayas”, explica Elisa.

Favorecida pela umidade do lago

O congelamento da seiva da planta é o principal entrave na produção da pitaya no inverno. Como a formação de geada é minimizada pela umidade dos lagos, o cultivo de pitayas se tornou amplamente viável.

De acordo com o produtor rural Ademir do Prado, há frutos pesando mais de um quilo na produção desse ano. “O clima foi muito generoso ano passado com nosso pomar e o resultado é uma boa produção agora. Mas ainda dependemos em parte, de uma boa florada nessa época”, garante Ademir do Prado.

Mercado em expansão

Considerada a fruta do futuro, a pitaya combina saúde, sustentabilidade e inovação. A expectativa é de uma boa safra neste ano. Toda a produção é absorvida pelo mercado da região, inclusive, em Lages.

 A ideia será fortalecer a parceria com as cooperativas de crédito e dobrar o plantio das pitayas, nos próximos anos, podendo ter de 5 a 6 mil pés. Além disso, o objetivo também oferecer a fruta para a merenda escolar dos municípios.

Fotos: divulgação ADREL

Jorginho Mello empossa novos secretários nesta sexta, 24

O governador Jorginho Mello dará posse aos novos secretários nesta sexta-feira, 24 de janeiro. As mudanças são parte da Reforma Administrativa e serão oficializadas em um ato de gabinete na Casa da Agronômica a partir das 9h30min.

Entre os novos secretários estão Kennedy Nunes como Secretário da Casa Civil, Bruno Oliveira como Secretário de Comunicação, Adeliana Dal Pont como Secretária de Ação Social, Catiane Seif como Secretária de Turismo e Mário Hildebrandt como Secretário da Defesa Civil.

Ex-prefeito de Blumenau no comando da Defesa Civil em SC

O próprio Hildebrandt antecipou a informação através das redes sociais / Foto: Redes sociais

O governador Jorginho Mello (PL) ainda não comunicou oficialmente a indicação do ex-prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt (PL), como novo comandante da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. No entanto, a notícia já está nas redes sociais de Hildebrandt.

Segundo ele, no ano passado o governador já havia sinalizado sobre a possibilidade de lhe dar o comando da Pasta, que houve a confirmação nesta última quarta-feira (22). O ex-prefeito disse estar feliz e grato pela confiança na gestão de uma pasta tão importante para a população catarinense, especialmente para o todo o Vale do Itajaí.

“Cuidar das pessoas sempre foi minha premissa na gestão da Cidade de Blumenau e certamente não será diferente agora! Aguardarei o contato do Governador e da Casa Civil para alinharmos o início dos trabalhos e detalhes da nova jornada.

Nesta sexta-feira, 24, estão sendo aguardadas novas nomeações em áreas estratégicas do Governo, entre elas, a Casa Civil, com a entrada do ex-deputado Kennedy Nunes, hoje no Detran SC.

Acordo garante exames de DNA gratuitos em SC até 2030

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde e o Instituto Paternidade Responsável (IPR) renovaram, por mais cinco anos, o acordo de cooperação que garante a realização de exames de DNA gratuitos para reconhecimento de paternidade.

Parceria entre TJSC, MPSC e Udesc amplia acesso ao reconhecimento de paternidade. A renovação é válida até 2030/ Foto Pixabay.

Em funcionamento desde 2007, o Programa DNA em Audiência em Santa Catarina (Prodnasc) beneficia famílias em situação de vulnerabilidade econômica em todas as comarcas do estado. O acordo viabiliza a realização dos exames em procedimentos administrativos e judiciais, desde que as partes comprovem hipossuficiência de recursos.

Todas as comarcas do Estado estão incluídas no programa, que organiza a coleta de material genético e a execução dos testes conforme o procedimento estabelecido pela Resolução n.º 03/2007-GP/CGJ. Os exames são realizados pelo Laboratório de Análises Genéticas do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc, em Lages, único no Estado a oferecer o serviço gratuitamente.