Certeza de Elizeu se confirma no Tribunal Regional Eleitoral

Ao ser entrevistado na Rádio Band, semana passada, e depois na Clube, o candidato à Prefeitura de Lages disse ter a certeza de que o processo de impugnação imposto no âmbito municipal de Lages, não teria o mesmo resultado na segunda instância. Ele estava certo.

No julgamento que começou na segunda-feira (16), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC), o relator já havia votado pela não impugnação. Na retomada no julgamento, na tarde desta terça-feira (17), os desembargadores seguiram a decisão do relator e acataram o recurso da defesa.

Portanto, segue como candidato sem novos impedimentos na justiça eleitoral. Há ainda contra ele, um processo na Vara Civil, no qual, em julho saiu a condenação em primeira instância, em ação envolvendo a Operação Águas Limpas, executada pelo Gaeco em 2014.

Nota da Assessoria de Elizeu Mattos

Por 5 votos a 2, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) deferiu a candidatura de Elizeu Mattos. Com voto final da presidente Maria do Rocio Luz Santa Ritta favorável, a Justiça Eleitoral estadual entendeu que Elizeu não cometeu crime de improbidade ao renunciar à prefeitura, em outubro de 2016. A decisão foi proferida na tarde desta terça-feira (17), em sessão do tribunal ocorrida em Florianópolis.

Com isso, Elizeu Mattos está apto a concorrer à Prefeitura de Lages. “Eu sempre tive plena convicção de que não fiz nada de errado ao renunciar a prefeitura para cuidar de meus filhos, quando a minha Cris morreu. Agora a justiça reconheceu formalmente isso. Me sinto mais do que pronto para voltar a ser prefeito, é uma questão de honra. Agora conto com o povo para que possa voltar a governar por eles”, declarou Elizeu.

O ex-prefeito foi defendido pelos advogados Marlon Charles Bertol e Maykhel Beltrame Goulart, que foram os responsáveis pela elaboração da peça recursal apresentada ao TRE-SC.

O 13 intensifica ações de rua

A campanha 13, encabeçada pela candidata a prefeita Claudia Bratti e a vice, Celi, está ganhando força nas ruas com diversas ações que aproximam a chapa da população. No último final de semana, as atividades intensificaram-se com uma agenda cheia de mobilizações.

No sábado pela manhã, Claudia, Celi, a militância e candidatos a vereador realizaram uma panfletagem e bandeiraço no calçadão da Praça João Costa. A atividade contou com grande participação popular, onde Claudia aproveitou para conversar com eleitores e apresentar suas propostas.

Durante a tarde, a equipe visitou os bairros Guarujá, Tributo e Vila Esperança, visitando antigas lideranças partidárias e estreitando laços com a comunidade local. À noite, a agenda seguiu com uma reunião de apoio à candidata a vereadora Tia Gerva, no bairro Bela Vista, onde Claudia e Celi se juntaram a moradores para fortalecer a candidatura de Gerva.

No domingo, as candidatas participaram da Festa das Tendas da Paróquia do Navio, na Comunidade Santo Antônio, onde encontraram simpatizantes e conversaram com eleitores em um ambiente descontraído e festivo.

A segunda-feira começou com atividades de campanha nos bastidores e nas ruas. Claudia participou de gravações para os programas eleitorais de TV, enquanto Celi manteve o ritmo de contato com o eleitorado com uma panfletagem no Bairro Habitação. Com uma agenda intensa e o envolvimento direto com a população, a campanha 13 segue animada e mostrando força neste pleito eleitoral.

Programa Emendas Participativas tem mais de 400 inscrições

Acho que nem o deputado Mário Motta (PSD) poderia imaginar sobre o ótimo resultado da proposta do Programa Emendas Participativas, ou seja, do processo seletivo realizado de forma pioneira por ele para a destinação das emendas impositivas. O Programa recebeu a inscrição de 404 projetos de todas as regiões de Santa Catarina.

A partir de agora, a equipe técnica do gabinete irá analisar as propostas, levando em consideração a relevância e impacto direto de cada iniciativa na vida dos catarinenses. Os recursos serão encaminhados em 2025.

Conforme Mário explica, todos os anos, deputados estaduais, deputados federais e senadores de todo o Brasil podem alocar recursos do Orçamento Público para áreas e projetos que beneficiem diretamente a população. Cada parlamentar escolhe para quais iniciativas pretende destinar o valor.

Inovação

De forma inovadora, e para garantir que as emendas sejam direcionadas a áreas carentes e prioritárias, contribuindo de forma efetiva com a vida dos catarinenses, o deputado Mário Motta lançou o Programa Emendas Participativas, um processo para identificação e seleção de projetos que necessitam de investimentos em Santa Catarina.

Foto: Agência AL.

Santa Catarina se despede do ex-deputado Salomão Ribas Júnior

A passagem do ex-deputado Salomão Júnior marca o fim de um grande personagem na vida pública dos catarinenses. Não tive convívio pessoal com ele. No entanto, como jornalista vi e ouvi suas posições e sempre que pude, acompanhei o trabalho dele.

O ex-deputado Salomão Ribas Júnior, em uma de suas últimas aparições pública, no último dia 27 de agosto / Foto: Rodolfo Espínola/Agência AL

Nesta terça-feira (17), os catarinenses se despedem dele. O corpo está sendo velado no Plenário Deputado Osni Régis, na Assembleia Legislativa, com velório aberto ao público. Às 11, a missa de corpo presente, e por fim, o cortejo segue ao meio-dia para Cemitério Jardim da Paz, no bairro João Paulo, em Florianópolis, onde será sepultado. Salomão Ribas Junior faleceu aos 79 anos, em Florianópolis. Ele deixou esposa, dois filhos e três netos.

Julgamento de Elizeu no TRE/SC será concluído nesta terça-feira

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina encaminhou nesta segunda-feira (16) o fim do julgamento dos registros de candidatura às Eleições Municipais de 2024. O dia marca o prazo final estabelecido pelo Calendário Eleitoral para que todas as decisões estejam publicadas.

Com objetivo de otimizar a entrega jurisdicional em segunda instância, a Corte do TRE-SC aprovou durante a sessão plenária da última quinta-feira (12) a possibilidade de julgamento monocrático dos recursos — situação em que a decisão é proferida por um único magistrado.

Os registros de candidatura indeferidos em primeiro grau poderão ter seus recursos julgados de forma monocrática no TRE-SC desde que o processo atenda a três requisitos cumulativos:

Matéria de fundo de acordo com a jurisprudência consolidada do Tribunal, preservando o princípio da colegialidade;

Inexistência de impugnação/notícia de inelegibilidade na origem;

Parecer da Procuradoria Regional Eleitoral pela aplicação do entendimento do Tribunal.

O caso do candidato Elizeu Mattos entrou em pauta

No entanto terá continuidade somente nesta terça-feira (17). Ele foi suspenso em razão do pedido de vistas de dois desembargadores, embora o relator, o desembargador Sérgio Francisco tenha derrubado a inelegibilidade de Elizeu Mattos.

Queimadas: despreparo, narrativas, e nenhuma solução

  Não precisa ser muito explicativo para dar sentido à percepção de todos nós, quanto às queimadas que acontecem em todo o Brasil, e as condições do ar que estamos respirando em razão delas.

bombeiros de Santa Catarina auxiliam no combate às chamas no Mato Grosso do Sul / Foto: Divulgação / CBMSC

Infelizmente, hoje, percebe-se o quanto ideólogos responsabilizaram o governo passado, com “defesa” incondicional de artistas nacionais e internacionais. Até música pedindo para salvar a Amazônia foi criada e interpretada pelos pseudo protetores das florestas.

Enquanto isso, o Governo Federal de hoje, sem saber o que fazer, tenta encontrar jeitos para minimizar o impacto negativo que paira sobre ele, com a criação de uma Autoridade Climática. Pronto. Tudo resolvido. Aliás, mais um cargo inócuo.

A ministra Marina Silva deveria ser a maior autoridade responsável. No entanto, nesse atual cenário, é apenas uma peça decorativa, junto ao governo, sem saber o que falar ou fazer. Enfim, a questão é preocupante, e não deveria ser levada para o campo político.

Seja como for, providências precisam ser tomadas para o problema, agravado pela falta de chuva nas regiões do país, mais atingidas pelo fogo.

Agressão em debate em TV baixa o nível da campanha em SP

Impressionante como a campanha à Prefeitura de São Paulo atrai atenção de todo o Brasil. Primeiro porque se trata da mais populosa e o principal centro econômico e financeiro do país. Não é à toa que a campanha e os candidatos estejam na mídia todos os dias, além da busca pelo poder de gerir a capital paulista.

O surgimento de um candidato diferenciado, como Pablo Marçal (PRTB), tem criado situações inesperadas. O homem fala mais do que devia, e tecnicamente coisas que muita gente não tem coragem de dizer. Enfim, é nesse protagonismo que o milionário candidato se situa.

O que se viu na noite deste domingo (15), em debate realizado pela TV Cultura foge qualquer padrão já visto em debates, com troca de acusações entre Paplo Marçal e José Luiz Datena (PSB), seguida de agressão (cadeirada). O fato se deu após Marçal chamar Datena de “arregão”, resultando na expulsão do debate do jornalista e apresentador de TV, enquanto que Marçal foi levado para um hospital para atendimento médico.

Sabe-se lá o que mais a política paulista vai render aos olhos do Brasil e do mundo até o fim do pleito eleitoral, diante do que já tem acontecido. O eleitor paulista terá que ter muita serenidade para escolher o seu representante na Prefeitura.

Momento da agressão 

Campanha no fim de semana de dois candidatos de Lages

No giro de informações dos candidatos à Prefeitura de Lages, inicio falando da candidata Carmen Zanotto, e seu vice, Jair Júnior. No final de semana ambos realizaram duas grandes caminhadas nos bairros Penha e Tributo, reforçando a força do time 23 em sua campanha para “Fazer Lages Grande de Novo”.

As caminhadas contaram com a participação dos deputados estaduais Lucas Neves e Paulinha, que se juntaram ao grupo para apoiar a candidatura de Carmen e Jair.

Um número expressivo pessoas e apoiadores esteve presente nas duas caminhadas pelas comunidades, consolidando o diálogo direto com quem mora nos bairros. Carmen Zanotto conversou com os moradores, ouvindo suas demandas e reafirmando seu compromisso de governar com transparência e dedicação.

As caminhadas marcaram mais uma etapa da campanha de Carmen e Jair, que seguem em ritmo acelerado com uma intensa agenda de eventos e visitas em diferentes regiões de Lages.

Enquanto isso

O candidato Elizeu Mattos (MDB) participou, no sábado pela manhã, 14, de uma mateada realizada no Calçadão da Parça João Costa, integrando-se à comunidade.

Quem passou pelo calçadão notou a movimentação de apoiadores da campanha do 15. Elizeu e Gil cumprimentaram as pessoas, receberam o abraço dos apoiadores e novas adesões à candidatura foram afirmadas pelas pessoas que passavam pelo local.

Além disso, na tarde de sábado, Elizeu e Gil estiveram em evento festivo da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Lages (AAPL).

Os candidatos receberam o apoio das dezenas de pessoas e passaram de mesa em mesa para cumprimentar as associadas e associados. Elizeu e Gil foram recebidos pelo presidente da Associação, Antonio Carlos Costa (Tita). 

E as visitas dos candidatos encerrou com reunião no bairro São Miguel. Por lá ouviram moradores e suas demandas, principalmente da falta de infraestrutura, saúde e educação.

Fotos: Assessorias de Imprensa