Apenas duas empresas lageanas no edital da Festa do Pinhão

Contrariando a expectativa de ter duas grandes empresas: Opus e Gaby Produções, na briga pela terceirização da Festa Nacional do Pinhão, de 2023, a abertura dos envelopes do Edital na manhã desta sexta-feira (27), revelou com surpresa, a ausência das duas.

Curiosamente, outras duas empresas se fizeram presentes na abertura dos envelopes, e duas locais, de Lages. Realmente inesperado. Mas, seja como for, buscaram habilitação a empresa Homero Borges de Carvalho e a TBS Produções, de Eduardo Luzardo Rech.

A primeira foi desclassificada logo no começo por oferecer um lance de apenas R$ 50 mil, contrariando o edital. Já a TBS lançou R$ 401 mil.

Agora, para validar o lance da TBS Produções, precisa apenas apresentar, em até três dias, um documento que comprove a capacidade para a realização de eventos para públicos superiores a 15 mil pessoas, isso, por dia. Segundo informações, será providenciado. Caso contrário também será desabilitada, e novo certame será aberto.

Enfim, se tudo se concretizar, será um fato histórico, contar com uma empresa lageana tocando um dos maiores eventos de entretenimento e gastronomia de Santa Catarina.

Berger precisa validar na prática a conversa com Alckmin

Fora do circuito dos cargos eletivos, mas procurando exercer a influência conquistada, o ex-senador Dário Berger está tentando algo em benefício aos catarinenses. Ele tira proveito de ter na sua lista de parceiros, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ambos do PSB.

Dário ainda contou com a companhia do presidente e vice-presidente do Partido em Santa Catarina, Cláudio Vignatti e Juliano Campos. Na oportunidade, segundo informações, a conversa tratou de mostrar a relevância do Estado no contexto nacional.

Também na pauta, a necessidade do apoio às micro e pequenas empresas, geração de emprego e renda, e a busca de alternativas para o desenvolvimento desses negócios menores, que representam perto de 95% no Estado. Considero pertinente a abordagem sobre infraestrutura.

Houve, portanto, a sugestão de que seja criado um planejamento de execução das obras nas rodovias federais que cortam Santa Catarina, a exemplo das BR’s 470, 163, 280, 282, 285 e também para o início das terceiras faixas na BR 282.

Tomara que Alckmin, além de ouvir, tenha poder para que tais iniciativas saiam do papel. Aí sim, conversas nesse sentido passam a ter validade e não apenas aparição.

Foto: Instagram de DB

Lei em SC para celebrar amizade entre animais e seus tutores

A história de amizade entre o influenciador catarinense Jesse Koz e o seu cão Shurastey, da raça golden retriever, ganhou o mundo. Em 2017, os dois começaram a viajar a bordo de um Fusca, tendo visitado 17 países.

Jesse Koz e o cão Shurastey. Reprodução Instagram.

O influenciador inspirou diversas pessoas, que admiravam sua coragem e liberdade de percorrer o mundo apenas com a companhia de seu cachorro.

A jornada de Jesse e Shurastey foi interrompida no dia 23 maio de 2022, após sofrerem um acidente de trânsito fatal nos Estados Unidos.

Homenagem é iniciativa de Marcius Machado

O exemplo de amizade entre o influenciador e seu cão passa agora a ser celebrado com a inclusão no calendário oficial de Santa Catarina do Dia Estadual do Shurastey e Jesse para celebrar a Amizade entre Animais de Estimação e seus Tutores.

Pontos à iniciativa do deputado Marcius Machado, do PL, (foto) e que foi aprovada pela Assembleia Legislativa. A lei recebeu a sanção do governador Jorginho Mello, na última sexta-feira (20).

A data especial será comemorada anualmente no dia 23 de maio. É quando deverão ser realizadas ações para difundir informações e conscientizar a população sobre os efeitos benéficos da convivência entre as pessoas e seus bichos de estimação.

Por Daniela Legas / Agência AL

Susto no ar: piloto de avião faz pouso de emergência em Lages

Um acidente inusitado ocorreu na tarde desta quarta-feira (25), em Lages. O piloto de um avião monomotor  acionou o paraquedas e evitou algo pior, durante pouso de emergência. No avião estavam duas pessoas, o piloto e o copiloto. Ambos sofreram apenas escoriações leves no momento da aterrisagem em um loteamento, no bairro Vila Mariza, em Lages.

Segundo informações de colegas da Rádio Clube, o avião, modelo Cirrus – PR COL, havia passado por uma revisão, e durante um voo teste acabou perdendo potência. Por sorte, o piloto utilizou o paraquedas da aeronave e pousou numa área isolada.

A ocorrência mobilizou a presença de uma Unidade Avançada do SAMU, o helicóptero Águia 04 da Polícia Militar e algumas guarnições da PM.

Fonte: Rádio Clube Lages / Fotos: Corpo de Bombeiros

Tributos municipais podem ser pagos com cartão de crédito

Essa é a nova modalidade oferecida aos contribuintes de Campo Belo do Sul. A partir de agora, já podem parcelar seus impostos e taxas municipais através do cartão de crédito. A nova modalidade passa a ser ofertada pela prefeitura municipal, por meio de iniciativa das secretarias municipais de finanças.

O objetivo é desburocratizar o processo de pagamento de tributos e facilitar procedimentos administrativos, além de facilitar e oferecer mais opções para o cidadão.

O contribuinte pode parcelar em até 12 vezes tributos municipais, como imposto predial e territorial urbano (IPTU); imposto sobre serviços de qualquer natureza, imposto sobre transmissão de bens imóveis (ITBI), além de taxas e outras receitas municipais.

Acesse: www.campobelodosul.sc.gov.br

Informações podem ser esclarecidas através do telefone: 49-3249-1133 ramal 211.

Banco da Família é o assunto do Tema Livre inédito!

Gravado excepcionalmente nesta segunda-feira (23), o programa inédito do Tema Livre, na Nova Era TV, e que já estará disponível a partir das 17h30, para você conferir.

Minha conversa foi com a presidente da instituição, Isabel Baggio. Aliás, um papo informal e altamente produtivo. Caso você queira se inteirar do histórico do Banco da Família, a evolução e das diversas oportunidades de financiamento, basta assistir o que foi dito.

Horários do programa na NETV

Segundas (00:30h, 08:30h, 17:30h); Terças (04h, 15h, 19:30h); Quartas (10h, 20:30h); Quintas (07:30h,

15h); Sextas (10h, 21:30h); Sábados (02:30h, 14:30h), e nos Domingos (01:30h, 11h).

Na internet acesse: www.novaeratv.net.

Foto: Alair Sell

Primeiro Plano de Mobilidade Urbana de Lages saindo do papel

Estava no aguardo de notícias a respeito do Plano de Mobilidade Urbana de Lages, considerado histórico, por ser o primeiro a ser feito pela Secretaria de Planejamento (Seplam).

A notícia não especifica os pontos principais do plano, porém, ressalta que o próximo passo é o encaminhamento para aprovação na Câmara de Vereadores e, posteriormente, o cadastro da Lei no Ministério das Cidades, que deverá ser executado até o próximo mês de abril.

A ideia do Plano é facilitar o deslocamento de pessoas e aumentar o desenvolvimento sustentável e econômico da cidade.

A formulação do plano já passou por três fases: plano de trabalho com a coleta de dados, onze audiências públicas e prognóstico com propostas. Numa das audiências, tive oportunidade de falar e sugerir algumas mudanças. Se foram levadas em consideração, não sei.

Seja como for, o Plano está repleto de expectativa, e tomara que realmente consiga atender às demandas da população no quesito mobilidade urbana.

Fotos: Briane Couto e Ary Barbosa de Jesus Filho

Dados atualizados em razão das chuvas em Santa Catarina

O Governo do Estado de Santa Catarina está em contato com os municípios afetados pelas chuvas dessa semana e prestando auxílio com alimentos e mantimentos.

Foto: divulgação / CBM/SC

Nesta sexta-feira, 21 cidades comunicaram danos e prejuízos por conta de alagamentos, deslizamentos e destelhamentos de residências.

Segundo os técnicos em meteorologia da Defesa Civil de Santa Catarina o tempo permanece instável e com risco de temporais isolados nesta sexta-feira e com atenção para o próximo domingo.

Buscas

O Corpo de Bombeiros Militar retomou nesta sexta as buscas aos dois moradores de Rodeio que ainda estão desaparecidos na cidade.

A equipe está utilizando a técnica de desmanche hidráulico, derivada da mineração, adaptada pioneiramente pelo CBMSC para as operações de deslizamentos, em 2008, no desastre do Morro do Baú. A técnica consiste na utilização da força da água pressurizada para remoção da lama.

Vítimas

Óbitos

3 em Rodeio

Desaparecidos

2 em Rodeio

Desalojados

150 em Rodeio

80 em Rio Negrinho

Desabrigados

40 em Rodeio (1 Abrigo aberto)

Decretos

 2 municípios decretaram Situação de Emergência: Rio Negrinho e Ascurra.

Por Secom