Projeto Para Mudar de Vida é lançado na Alesc

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) recebeu nesta quinta-feira, dia 10, o lançamento do projeto Para Mudar de Vida.

A iniciativa, liderada pelo deputado estadual Mário Motta, dará a oportunidade de 120 estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino de realizarem um intercâmbio no pólo tecnológico da China, onde poderão estudar em instituições conceituadas e estagiar em empresas como a BYD.

O evento, realizado no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, contou com a participação do ex-juiz de Direito Marlon Reis, criador da Lei da Ficha Limpa e atual representante da empresa Tang Chinese Education no Brasil, a grande parceira do projeto.

A instituição é especializada em intercâmbios educacionais com atuação global, e pela primeira vez firma um acordo com um país da América Latina.

O projeto

Inspirado em experiências bem-sucedidas de estados como Paraná, São Paulo e Piauí, que já realizam intercâmbios semelhantes, o projeto irá selecionar os estudantes por meio de uma Olimpíada do Conhecimento, organizada em parceria com as seis coordenadorias regionais do estado.

O processo vai priorizar os jovens com alto desempenho escolar e afinidade com a oportunidade. Antes da viagem, os selecionados deverão concluir um curso intensivo de mandarim nível 4, garantindo a preparação necessária para a experiência no país asiático.

Pousada Tradição Serrana em Painel: belo atrativo da região

Sobre a Pousada Tradição Serrana

Numa propriedade bem próxima da sede do município de Painel, durante uma breve visita da reportagem do Turismo é Aqui, já foi possível observar com naturalidade algumas peculiaridades da Pousada Tradição Serrana, um dos ambientes do turismo local. Toda a estrutura preserva as características de uma antiga fazenda. Aliás, construída há cerca de 150 anos, conforme revelou a proprietária, Ana Andrade.

No casarão e nos demais espaços, o visitante pode compartilhar do dia a dia dos moradores, nos mesmos ambientes, seja na cozinha junto ao fogão à lenha, na sala de jantar e de TV, curtindo o fogo da lareira. Obviamente, são opções vividas especialmente durante o período de inverno. Tudo muito bem distribuído e preservado. Na casa, há vários quartos com acomodação para até 30 pessoas.

Fora isso, existem outros espaços, a exemplo do galpão, em que os visitantes podem realizar festas de confraternização, e ou vivenciar as atividades típicas da fazenda observando o manejo dos animais, tomar o tradicional *camargo, participar de cavalgadas, caminhadas no campo em trilhas ecológicas, e até pescar e depois comer peixe frito. A gastronomia completa então, está também classificada como um dos grandes prazeres da hospitalidade da casa.

Seja como for, este relato é apenas um resumo sobre esse belo equipamento que a equipe do Projeto Turismo é Aqui descobriu em Painel. Portanto, em breve, deverá voltar à Pousada Tradição Serrana, para compartilhar da hospedagem, e então, poder observar detalhadamente o comodismo oferecido pelos proprietários do equipamento. E assim, trabalhar novo conteúdo, enriquecido pela experiência a ser vivida no local, e a partir de então, ampliar a contextualização do local. Aguarde!

Ana Andrade – Proprietária da Pousada Tradição Serrana

*Camargo: é uma bebida tradicional da Serra Catarinense, consistindo em uma mistura de café quente com leite fresco, tirado direto da vaca. É uma bebida forte e saborosa, que muitos moradores da região consomem para se aquecer durante o frio. O “camargo” faz parte da cultura e do desjejum autêntico da Serra Catarinense.

OBS: Todos os municípios da região têm vocação para o turismo. A Amures, através do selo e do projeto Serra Catarinense, assim como, o projeto O Turismo é Aqui, atuam para o fortalecimento e a divulgação dos potenciais e dos equipamentos.

Contatos: 49 99165-9565 / 49 98875-4594 / 49 99104 4612

[email protected]

@fazendatradicaoserrana

FacebooK: Pousada Tradição Serrana

Inauguração de quadra poliesportiva em Correia Pinto

O deputado estadual Marcius Machado que assumiu como bandeira a construção de espaços esportivos em municípios da Serra, anuncia a inauguração de mais uma quadra poliesportiva, desta vez, em Correia Pinto, na Praça Nossa Senhora Aparecida.

O evento será neste sábado, 12 de julho, às 9h30. O convite é extensivo a todos os moradores do bairro.

Aliás, o deputado lembra que há muito tempo havia a queixa de que não tinha nada na Praça, que o bairro estava esquecido. O deputado não esqueceu e destinou ao local uma quadra de alta qualidade.

Processo de impeachment contra vice-prefeito de Lages é anulado

Jair Junior / Foto: Ascom Câmara de Vereadores

A Justiça de Lages anulou o processo de impeachment contra o vice-prefeito Jair Júnior, que havia sido instaurado pela Câmara de Vereadores após denúncias de violência doméstica.

A decisão foi assinada pelo juiz Sérgio Luiz Junkes, que considerou ilegal a aplicação do Decreto-Lei 201/1967 ao caso, já que essa legislação se refere exclusivamente a prefeitos ou a quem exerça a função de chefe do Executivo — o que não se aplica a Jair Júnior, pois ele nunca assumiu o cargo de prefeito.

Processo invalidado

O processo de impeachment nº 002/2025 foi totalmente invalidado, e todos os atos relacionados foram anulados. A defesa, representada pelo advogado Guilherme Tamanini, comemorou a decisão, destacando que Jair Júnior permanece no cargo e nunca chegou a ser afastado.

Continua sendo réu

Apesar da anulação do processo político-administrativo, Jair Júnior continua réu em ação penal por lesão corporal, cárcere privado, perseguição e invasão de dispositivo informático, conforme denúncia do Ministério Público de Santa Catarina.

Festival Internacional Música da Serra, no Tema Livre inédito!

Edite Moraes é a entrevistada do Tema Livre inédito, gravado na manhã desta sexta-feira (11), na Nova Era TV. O assunto, a realização de mais uma edição do Festival Internacional Música da Serra. 

O evento é também parte do turismo cultural da região, e movimenta a economia de Lages, com a chegada de estudantes de música, professores, maestros, instrumentistas, e claro, familiares e visitantes para conferir de perto a arte clássica, entre os dias 23 e 26 de julho de 2025.

Horários do programa na NETV

Segundas (00:30h, 08:30h, 17:30h); Terças (04h, 15h, 19:30h); Quartas (10h, 20:30h); Quintas (07:30h,

15h); Sextas (10h, 21:30h); Sábados (02:30h, 14:30h), e nos Domingos (01:30h, 11h).

Na internet acesse: www.novaeratv.net.

Foto: Alair Sell

Seminário Legislativo capacita agentes públicos e políticos

O Plenário Nereu Ramos da Câmara sediou no meio da semana o Seminário Legislativo em Ação, realizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Alesc, em parceria com a Escola do Legislativo da Serra.

O objetivo do evento é fortalecer a atuação do Poder Legislativo e ampliar o conhecimento da sociedade sobre o seu papel na construção de políticas públicas e na defesa da cidadania. Lages é a quarta cidade a receber o ciclo de palestras, que deve passar em 14 microrregiões de Santa Catarina.

A Escola do Legislativo em Lages é presidida pelo vereador Nixon (PL), mas como ele está em licença-médica, o anfitrião do evento foi o presidente da Câmara Municipal, Mauricio Batalha Machado (Podemos).

 Foto: Bruno Heiderscheidt de Oliveira (Câmara de Lages)

Projeto O Turismo é Aqui revela as potencialidades de Painel

Vem de dentro da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), a expressão de que todos os municípios da Serra Catarinense têm vocação para o turismo, e quem disse, está correto.

O município conta com pelo menos 25 pontos a serem visitados, incluindo aconchegantes locais para hospedagem

Painel, por exemplo, localizado há aproximadamente 24 quilômetros de Lages, seguindo pela SC 114, em direção à São Joaquim, reserva pelos menos 25 equipamentos para visitação e hospedagens. São pousadas, casas de campo, camping, fazendas rurais, e lugares alternativos para o turismo de isolamento, caso do Condomínio Vila Nevada, que passou a alugar para visitantes.

O município de Painel é considerado a Capital Catarinense do Pinhão e ainda carece de mais organização. No entanto, está se atualizando estruturalmente, a partir do trabalho iniciado após a criação da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, neste ano de 2025, gerida pelo secretário Ramiro Amorim, pelo diretor Daniel Silva e pela assessora administrava, Rosângela Lima.

Os três desempenham papel fundamental para exportar as potencialidades turísticas do pequeno município serrano, com pouco mais de 2,2 mil habitantes.

Conforme o Secretário, o trabalho se desenvolve na estruturação da Pasta, fortalecendo o trade turístico com o levantamento de todas as potencialidades, especialmente na recepção dos turistas, incluindo bares e restaurantes. A atividade da Secretaria opera em conjunto com a Associação Painelense de Turismo (APT). “As potencialidades do município são gigantes e assim que toda a estrutura se completar, com roteiros definidos e com os respectivos guias, será possível atuar com os agendamentos e visitação em pontos estratégicos para o turismo de aventura, inclusive, e, isso é para breve”, salientou Ramiro Amorim.

Assim, também sob o olhar do Projeto Serra Catarinense – O Turismo é Aqui, a descoberta das múltiplas potencialidades não só de Painel, mas em toda a Serra, levam a ambientes naturais, como rios e cascadas, cavernas, sítios arqueológicos, alinhamentos de pedra, conhecidos como taipas, especialmente o conhecido Caminho das Tropas. Em Painel, há inclusive, casas subterrâneas habitadas por indígenas há mais de mil anos, a exemplo das identificadas em São José do Cerrito, justificando o fato de as tribos serem nômades.

Aqui, nesta entrevista com o secretário municipal de Turismo de Painel, Ramiro Amorim, você tem novas informações, e vai saber o quanto o município está amparado por inúmeras opções para visitação

Por fim, a exploração turística em Painel, do projeto O Turismo é Aqui, está apenas começando!

@prefeituradepainel

@secretariadeturismodepainel

Alesc homenageia policial penal por ato de bravura em Lages

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina entregou, nesta quarta-feira (9), uma Moção de Aplauso ao policial penal Diego Rodrigues, em reconhecimento ao ato de bravura que salvou vidas e evitou uma possível tragédia em Lages.

Mesmo fora do horário de serviço, o agente interveio com coragem e preparo técnico diante de uma situação de risco dentro de uma academia da cidade.

A honraria foi proposta pelo deputado estadual Lucas Neves (Podemos) e aprovada por unanimidade no plenário da Alesc.

A cerimônia de entrega foi realizada na sede do Parlamento, com a presença de familiares, autoridades, colegas de profissão e representantes da segurança pública.

O caso

O caso ocorreu no dia 24 de junho. Ao notar uma movimentação suspeita dentro da academia, Diego agiu com rapidez, neutralizou o agressor e impediu que o ataque tomasse proporções maiores. A ação foi decisiva para evitar uma tragédia.

Foto: Agência Alesc