A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) recebeu nesta quinta-feira, dia 10, o lançamento do projeto Para Mudar de Vida.
A iniciativa, liderada pelo deputado estadual Mário Motta, dará a oportunidade de 120 estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino de realizarem um intercâmbio no pólo tecnológico da China, onde poderão estudar em instituições conceituadas e estagiar em empresas como a BYD.
O evento, realizado no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, contou com a participação do ex-juiz de Direito Marlon Reis, criador da Lei da Ficha Limpa e atual representante da empresa Tang Chinese Education no Brasil, a grande parceira do projeto.
A instituição é especializada em intercâmbios educacionais com atuação global, e pela primeira vez firma um acordo com um país da América Latina.
O projeto
Inspirado em experiências bem-sucedidas de estados como Paraná, São Paulo e Piauí, que já realizam intercâmbios semelhantes, o projeto irá selecionar os estudantes por meio de uma Olimpíada do Conhecimento, organizada em parceria com as seis coordenadorias regionais do estado.
O processo vai priorizar os jovens com alto desempenho escolar e afinidade com a oportunidade. Antes da viagem, os selecionados deverão concluir um curso intensivo de mandarim nível 4, garantindo a preparação necessária para a experiência no país asiático.