Eleições 2024: diferenciadas

Share this

Em tanto tempo atuando no jornalismo e no campo da opinião, confesso que estas eleições municipais tiveram um toque muito diferente. Cercada de interesses ideológicos entre direita e esquerda, se criou um clima de extrema rivalidade, em que os propósitos das comunidades, em muitos locais, ficaram em segundo plano. Fato.

Entretanto, não tem como deixar de observar o detalhe da força partidária, com influência direta às próximas eleições. O quadro em Santa Catarina, agora, irá estar sendo analisado exatamente para o que virá no futuro. O que se viu foi o crescimento da direita com 90 prefeituras conquistadas, entre grandes, médias e pequenas.

Destaque para o MDB, com 70, e que se apresenta como a segunda maior representatividade e que pode mudar de estratégia, descolando ou não do Governo, e tentar protagonizar algo próprio. Tem ainda o PP e o PSD com forças substanciais, com 53 e 41 prefeituras respectivamente.

O achatamento do PT chama atenção. Decai no Estado e fica praticamente sem força, e com a conquista apenas em pequenos municípios, com sete prefeituras.

Enfim, hora de deixar as coisas evoluírem para se ter uma análise mais criteriosa de como tudo deve se ajustar. Prevejo, acirramentos, de qualquer forma, para uma eleição ao governo com discussões muito abertas, entre o PL, MDB, PP e PSD. Tais partidos irão ditar os rumos para 2026 em SC.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.