Share this
A pesquisa foi encomendada pela TV Record, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo SC-04302/2022. Foram ouvidas 1,5 mil pessoas, entre os dias 21 e 23 de maio. A pesquisa tem 3% de margem de erro para mais ou para menos e o índice de confiança da pesquisa é de 95%.

O atual governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (Republicanos), lidera numericamente a disputa em primeiro turno em todos os cenários da pesquisa do Real Time Big Data divulgada na manhã desta terça-feira (24).
Na versão estimulada, em que os nomes dos candidatos são citados, Moisés tem 18% das preferências. Na espontânea, sem opções pré-definidas, 8% dos eleitores citaram o nome do atual chefe do executivo catarinense para a eleição de outubro.
Na pesquisa estimulada, foram informados dez nomes para o eleitor. Depois de Moisés (18%), aparecem o senador Jorginho Mello (PL), com 14%, o ex-prefeito Gean Loureiro (União Brasil) com 12%, senador Esperidião Amin (PP) e ex-deputado federal Décio Lima (PT), com 9% cada.
Completaram a lista o senador Dário Berger (PSB), Antídio Lunelli (MDB), com 4% cada, Odair Tramontin (NOVO) e Gelson Merisio (Solidariedade), com 3%, e Ralf Zimmer (PROS), com 2%.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, aparecem Carlos Moisés (8%), Jorginho Mello (6%), Décio Lima (3%) e Gean Loureiro (2%) e Amin (1%). Já ao Senado, foram dois cenários: Raimundo Colombo (PSD), com 14%, Kennedy Nunes (PTB), somou 8%; Fernando Coruja (PDT), 6%; e Dário Berger (PSB) e Jorge Seif Júnior (PL), 5% cada. No segundo cenário, Colombo também está à frente, com 15%; Nunes, em segundo, com 8%; Berger tem 6%; Seif Júnior, com 5%; Jorge Boeira (PDT), com 1%.
Pesquisa estimulada
Carlos Moisés (Republicanos) – 18%
Jorginho Mello (PL) – 14%
Gean Loureiro (União Brasil) – 12%
Esperidião Amin (PP) – 9%
Décio Lima (PT) – 9%
Dário Berger (PSB) – 4%
Antídio Lunelli (MDB) – 4%
Odair Tramontin (NOVO) – 3%
Gelson Merisio (Solidariedade) – 3%
Ralf Zimmer (PROS) – 2%
Para o Senado
O Real Time Big Data ainda fez uma projeção da corrida eleitoral para o Senado. Dois cenários foram apresentados aos entrevistados: o primeiro sem o nome de Jorge Boeira e o segundo, sem Fernando Coruja. Ambos são pré-candidatos do PDT.

Raimundo Colombo lidera para o Senado
No primeiro, lidera a preferência do eleitorado Raimundo Colombo (PSD), com 14%. Depois, aparecem Kenedy Nunes (PTB), com 8%; Fernando Coruja, com 6%; e Dário Berger (PSB) e Jorge Seif Júnior (PL), com 5% cada um.
No segundo cenário, Raimundo Colombo também está à frente, com 15%, e Kenedy Nunes, em segundo, com 8%. Completam a lista Dário Berger, com 6%; Jorge Seif Júnior, com 5%; e Jorge Boeira, com 1%. Fonte: R7



