Share this
Um segundo fato chamou-me atenção nesta quinta-feira (30), de parte do prefeito Giovane Nunes, de São Joaquim. Desta vez, a importante decisão de assinar decreto proibindo o desperdício de água em virtude da grave estiagem. O primeiro, se refere à transferência dos recursos que estavam previstos para a Festa da Maçã, para os setores da Saúde e da Assistência Social.
Pelo decreto, quem descumprir poderá pagar multa de R$ 194,00. Está terminantemente proibido lavar ruas, calçadas, pisos, muros, vidraças, coberturas de edificações e rega abusiva de plantas, entre outras.

Em São Joaquim o estado se tornou crítico após o Rio Antonina que abastece a cidade, secar. O município decretou situação de emergência em fevereiro e segue enfrentando o cenário de estiagem há vários dias.
Kit perfuração
Por ser o município mais afetado pela escassez de água devido à estiagem, os prefeitos da Amures aprovaram em assembleia por videoconferência, na tarde desta quinta-feira (30), que São Joaquim será o primeiro a receber o kit de perfuração de poços artesianos. Os equipamentos foram viabilizados através do Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente – Cisama e devem entrar em operação na próxima semana.

Serão perfurados três poços por município para acelerar o atendimento a todos. O caso de São Joaquim é excepcional e será implantado um poço inicialmente. Depois, os equipamentos retornam para Lages, onde serão atendidas as demandas de comunidades do interior.




