Estação de Piscicultura em Painel pode voltar ao Ibama

Share this

No momento em que Lages organiza um seminário para tratar da piscicultura da Serra, há outra questão que está preocupando:  a da antiga estação do Ibama, em Painel, cedida ao Governo do Estado, e administrada pela Epagri.

Atualmente, a Epagri ainda não ativou o projeto, junto à antiga estação do Ibama

A transferência ao Governo do Estado foi efetivada pelo então governador Raimundo Colombo, para que o local fosse transformado num Campo Experimental de Piscicultura da Serra Catarinense, também para pesquisa, e desenvolver principalmente a criação de truta e estimular a criação do peixe na região.

O ponto preocupante, é o fato de que o novo Governo do Estado, não está muito interessado em manter a Estação, sob sua tutela, e pode, inclusive, devolver ao Ibama.

Semana passada esteve em Lages, a Presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, para ajustar o fechamento do comodato de 25 anos, ajustado com o Ibama. Só não sacramentou devido à interferência do empresário Vilso Isidoro e do secretário municipal de Agricultura e Pesca, de Lages, Osvaldo Uncini.

Diante do que foi colocado, houve então a exigência de um relatório de viabilidade, para posterior análise, e só então, decidir definitivamente sobre o futuro do projeto sob a supervisão ou não da Epagri.

Portanto, o Centro de Pesquisa pode perder a função proposta, tirando a oportunidade de Lages e Painel terem um local de referência no cultivo de peixes na Região.

O evento, ou seja, o seminário marcado para o dia 10 de outubro, no Parque Conta Dinheiro, precisa também abordar a questão. Seja como for, o Governo do Estado pode tirar mais esta conquista dos piscicultores serranos, algo que parece ser inconcebível.

Foto: Paulo Chagas

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.