Share this
No momento em que Lages organiza um seminário para tratar da piscicultura da Serra, há outra questão que está preocupando: a da antiga estação do Ibama, em Painel, cedida ao Governo do Estado, e administrada pela Epagri.

Atualmente, a Epagri ainda não ativou o projeto, junto à antiga estação do Ibama
A transferência ao Governo do Estado foi efetivada pelo então governador Raimundo Colombo, para que o local fosse transformado num Campo Experimental de Piscicultura da Serra Catarinense, também para pesquisa, e desenvolver principalmente a criação de truta e estimular a criação do peixe na região.
O ponto preocupante, é o fato de que o novo Governo do Estado, não está muito interessado em manter a Estação, sob sua tutela, e pode, inclusive, devolver ao Ibama.
Semana passada esteve em Lages, a Presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, para ajustar o fechamento do comodato de 25 anos, ajustado com o Ibama. Só não sacramentou devido à interferência do empresário Vilso Isidoro e do secretário municipal de Agricultura e Pesca, de Lages, Osvaldo Uncini.
Diante do que foi colocado, houve então a exigência de um relatório de viabilidade, para posterior análise, e só então, decidir definitivamente sobre o futuro do projeto sob a supervisão ou não da Epagri.
Portanto, o Centro de Pesquisa pode perder a função proposta, tirando a oportunidade de Lages e Painel terem um local de referência no cultivo de peixes na Região.
O evento, ou seja, o seminário marcado para o dia 10 de outubro, no Parque Conta Dinheiro, precisa também abordar a questão. Seja como for, o Governo do Estado pode tirar mais esta conquista dos piscicultores serranos, algo que parece ser inconcebível.
Foto: Paulo Chagas



