Share this
O Dia Internacional da Mulher promete ser de debate e de luta, em Lages. Diversos eventos marcarão o 8 de março, com caminhadas, palestras e seminários.

Dia de luta
A data deve ser usada como foco nas lutas pela igualdade de direitos e pelo fim da violência contra as mulheres, e não de celebrações.
Em Lages, desde segunda-feira, 5, o Centro de Estudos e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) está com rodas de conversas com temas variados, às 9h e 14h, até essa quarta-feira (07).
No cinema do Sesc, serão exibidos na quarta-feira, às 19h, filmes com temáticas de interesse as mulheres.
Caminhada
No dia 08, às 9h, a Secretaria de Políticas para as Mulheres e Assuntos Comunitários, organiza uma caminhada até o calçadão da praça João Costa e outras diversas atividades durante o dia.
Às haverá abertura com o tema “Os ciclos da violência contra mulher”, seguindo com discussões dos temas: Feminismo negro, LGBT e Transgênero.
Ao meio-dia será oferecido almoço solidário, um piquenique, na praça João Ribeiro, em frente a Catedral.
Às 13h30, continuam as discussões, com o tema “Previdência Social e a Mulher Brasileira”, seguido pela tribuna livre: Cultura e resistência da mulher indígena, com a presença de importante liderança indígena do Morro dos Cavalos (Palhoça) e rodas de conversas.
As atividades no calçadão se encerram às 17h. Caso chova, as atividades acontecerão no teatro Marajoara.
No CCJ da Uniplac
À noite, o Centro de Ciência Jurídicas da Universidade do Planalto Catarinense, será palco do IV Seminário Regional de Educação, Gênero e Sexualidade, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (Gecal). O tema será “Democracia para quem? A participação da Mulher na Política”, com participação da deputada estadual Luciane Carminatti (PT).
Além disso, será lançado no evento o Observatório de Violências de Gênero da Uniplac. A abertura está marcada para às 19h. A entrada é gratuita e será entregue certificado de 4h de participação.



