Share this
Alguns pontos chamam atenção para a reinauguração da Estação de Tratamento de Esgoto, no loteamento Nadir, no bairro da Penha, em Lages.

Primeiro pela método usado para a decantação dos resíduos, ou seja, com a utilização das raízes de um gênero de plantas floríferas conhecidas como juncos, que absorvem os coliformes.
Antes a ETE estava assim
O problema é que o sistema carece de limpeza com periodicidade e o corte das raízes da planta, por exemplo. E mesmo assim, ficou 9 anos sem nenhuma manutenção. Enquanto isso, o mau cheiro sufocava os moradores por todo esse tempo.

As reclamações chegaram ao conhecimento da nova administração, que iniciou as obras de revitalização do local, que será reinaugurado nesta quarta-feira (28) pelo prefeito Antonio Ceron e pelo secretário municipal de Águas e Saneamento, Jurandi Agostini.
Análise da água
Na tarde desta terça-feira (27), técnicos da Agência de Regulação do Estado de Santa Catarina (Aresc) coletaram amostras da entrada e da saída da Estação de Tratamento de Esgoto, para medir o grau de impurezas. O laudo fica pronto em 15 dias. O sistema começou a operar na segunda-feira (26), e ainda não tem a completa filtragem. A fiscalização ocorreu exatamente agora, para, nos próximos dias efetuar nova coleta e comparar os resultados. A expectativa é de que o laudo comprove a eficiência no sistema de filtragem.
Campo de Areia

Além disso da obra de recuperação da ETE, aproveitando o espaço, as crianças do bairro ganharam um novo campo de futebol de areia doado pela Semasa.
(Fotos: Marcelo Pakinha)



