Lages enlutada com a morte de Dom Oneres Marchiori

Share this

A morte do bispo Dom Oneres Marchiori, (84), na tarde desta terça-feira, 27 de junho de 2017, além de enlutar, comoveu a comunidade serrana.

Carismático e amigo, deixou seu legado de fé em todo o tempo em que esteve à frente do episcopado na Diocese de Lages.

A história dele, conta que foi eleito bispo da diocese de Caçador em 25 de janeiro de 1977, ocorrendo a ordenação episcopal em 17 de abril de 1977.

Dom Oneres (E), na despedida de Dom Irineu

Em 18 de abril de 1983, foi eleito bispo coadjutor da diocese de Lages, sucedendo a Dom Honorato Piazera, em 18 de fevereiro de 1987.

Foi consagrante principal de Dom Orlando Brandes e co-consagrante de Dom Luiz Carlos Eccel.

Com a renúncia do quarto bispo diocesano Dom Luiz Carlos Eccel, o Papa Bento XVI o nomeou como Administrador Apostólico da diocese de Caçador. Sua posse ocorreu no dia 3 de dezembro de 2010 e ficou no cargo até 04 de Setembro de 2011 com a posse do Quinto bispo diocesano de Caçador, Dom Severino Clasen,OFM.

Dom João Oneres Marchiori, era natural de Carazinho (RS). Nasceu em 2 de maio de 1933. Atualmente era o Bispo emérito de Lages. Ele faleceu após uma parada cardiorrespiratória.

Luto oficial por três dias

O prefeito Antonio Ceron, através do Decreto nº 16.869, de 27 de junho de 2017, estabelece luto oficial, por três dias, devido ao falecimento do Bispo Emérito de Lages, Dom Oneres Marchiori.

Neste mesmo período as bandeiras do município de Lages deverão ficar hasteadas a meio mastro.

(Fotos: Zé Rabelo e Pablo Gomes)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.