Share this
A noite de segunda-feira (19), de 2015, ficará, com certeza, marcada para sempre na vida do empresário e político Antonio Ceron, ao receber o título de Cidadão Lageano, outorgado pela Câmara de Vereadores de Lages.
Mas, pouco antes da homenagem, Antonio Ceron conversou com a imprensa. Já estava visivelmente emocionado, e a cada pergunta respondida, quase lhe faltavam as palavras, e as respostas eram curtas.
O agradecimento à proponente ao título, a vereadora Ainda Hoffer e aos demais vereadores, obviamente não foi esquecido.
Em meio a entrevista citou Aristóteles: “Receber uma homenagem não é tão difícil. O importante é recebe-la”.
Assim, ele contextualizou a honraria, dizendo estar envaidecido, orgulhoso, e com o emocional mexido.
Antonio Ceron tem uma história de vida bonita, e em torno de 40 anos vivida em Lages.
Por pouco não se tornou padre. Chegou a estudar num seminário, mas pediu para sair.
Tem passagens marcantes como desportista, empresário, e em 1988 quando iniciou a carreira política.
Foi quatro vezes deputado estadual, Secretário de Estado em quatro governos, no de Kleinubing, Luiz Henrique da Silveira, Leonel Pavan, e com Raimundo Colombo.
E revelou alguns prazeres no exercício de cargos públicos, e disse que o melhor deles foi estar na Secretaria da Agricultura.
Talvez, a sua frustração deva ser o fato de ter disputado duas eleições a prefeito por Lages e ter perdido. Assim, pretende tentar uma terceira vez, agora, em 2016.
Aliás, não quis entrar neste assunto durante a coletiva. Preferiu manter-se focado na homenagem. Apenas respondeu de que se chegar ao cargo de prefeito, não vai usá-lo como trampolim para um exercício maior na política.
Sobre a presença do Chefe do Estado, ele responde que, nesta noite não estava presente o Governador, mas sim, o amigo Raimundo Colombo.
.
Audiovisual
Um vídeo contando parte da vida dele, e com depoimentos marcantes dos filhos, do irmão, de amigos, foi algo que mexeu profundamente com a emoção do homem chamado Antonio Ceron.
Prestígio
Além do amigo Raimundo Colombo, também marcaram presença dos deputados estaduais Gelson Merísio, Gabriel Ribeiro, Maurício Eskudlark, Darci de Mattos, além de secretários de estado como Paulo César da Costa, João Alberto Duarte, Celso Calcanhoto, Roberto Amaral, entre outras autoridades locais.
Ao receber a honraria, Ceron era a expressão da felicidade, num misto de orgulho e satisfação de finalmente ser reconhecido como um cidadão de Lages.
E em meio a esse sentimento todo Ceron revelou que ele e a família estão realizados em Lages.
Nas falas de cada um dos que fizeram uso dela, foi difícil conter a insistente emoção.
E quando foi a vez dele então, foi ainda mais difícil. Mas entre lágrimas e aplausos foi aos poucos conseguindo completar o que tinha para dizer.
Fechou a fala com o pensamento: “A vida só pode ser compreendida olhando para trás. Mas só pode ser vivida olhando para frente”.
Por fim, acredito que foi um dos mais célebre e bonito evento já realizado pela Câmara de Vereadores.
Fica o registro e o meus parabéns a um alguém que também considero um amigo.












