Share this
As quatro décadas de atuação em defesa do setor florestal foram comemoradas em grande estilo pelos associados à ACR, durante jantar, na noite desta quinta-feira (20), na Pousada Rural do SESC, em Lages.
Estiveram presentes o governador do Estado, Raimundo Colombo e várias outras importantes lideranças políticas e empresariais de Santa Catarina, associados e convidados.
Todos foram recepcionados pelo atual presidente da Associação Catarinense de Empresas Florestais, José Valmir Calori e membros da diretoria.
Na ocasião os pioneiros do setor de base florestal em Santa Catarina foram homenageados.
O setor em números
Fundada em 1975 a ACR tem sede em Lages e hoje congrega 33 das maiores e mais importantes empresas do segmento de base florestal de Santa Catarina.
Santa Catarina destaca-se pela produção de toras, que são utilizadas nos setores de papel e celulose, móveis, chapas de madeira reconstituída (MDF, MDP, BP e outras), madeira serrada e biomassa. A média anual da produção catarinense está em cerca de 29 milhões de metros cúbicos de toras, que representam 13% da produção nacional.
O setor de base florestal catarinense representa 33% da balança comercial e 40% do volume de produtos exportados pelo estado. É o 4º maior gerador de divisas (R$ 1,63 bilhão), ocupa a 2º posição no PIB de Santa Catarina e gera em torno de 90 mil empregos.
As empresas associadas à ACR são responsáveis por mais de 300 mil hectares de florestas plantadas e por aproximadamente 450 mil hectares de área protegida.
(Fotos: Zé Rabelo)








Prezado Amigo!
Parabéns pelo artigo, que sintetiza de maneira brilhante a realidade da ACR e o que representa o setor florestal para nosso Estado e Região; muitas vezes erroneamente criticado, por pessoas que desconhecem a realidade, desse segmento tão importante para a economia de Santa Catarina, mantendo o tripé econômico, social e ambiental em harmonia. Abraços e sucesso cada vez maior.
Cordialmente,
Valdir D. Ribeiro