Criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento

Share this

Lages já conta com esboço do projeto de Lei Complementar, que trata da criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Lages (IPPL).

Recentemente ele foi apresentado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Territorial, após aprovação, será encaminhado à Câmara de Vereadores.

instituto

O prefeito Toni Duarte que recebeu os conselheiros e seu gabinete nesta quinta-feira (20) também tomou conhecimento dos assuntos pertinentes ao desenvolvimento da área urbana e rural do município.

O conselho é composto por representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Empresarial de Lages (Acil), Instituto de Arquitetos, Associação de Moradores, Associação Serrana de Deficientes Físicos (Asdef), Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac), secretários municipais, entre outros.

Sobre o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Lages, caso seja criado, ele terá por finalidade promover estudos para o planejamento integrado do município tanto no âmbito urbano quanto rural em todo o território municipal.

Mudanças no Plano Diretor

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Territorial deliberou sobre algumas situações até que o Instituto exista de fato. Entre elas, mudanças no Plano Diretor.

Instituto1

Foram pensadas melhorias na mobilidade urbana, como a criação de rotatórias e planejamento do trânsito em locais mais críticos.
Uma proposta é criar um corredor de ônibus na Avenida Presidente Vargas, uma das vias com maior fluxo de coletivos da cidade.

Outras alternativas

Alternativa também seria implantar miniterminais de transporte coletivo nos bairros com maior demanda.

instituto2

A estrutura contaria com bicicletários, mobiliários urbanos, paisagismo, internet aberta para a comunidade e uma área confortável para espera, e incentivar o uso dos coletivos, diminuindo o grande número de carros nas ruas e oferecendo mais conforto aos usuários.

Outros projetos em debate

Passaram pela avaliação do conselho também a revitalização do Centro, com a criação de um novo conceito de humanização da área e o projeto de reurbanização do Mercado Público, fruto de um concurso público de arquitetura em nível nacional.

Monumento de Getúlio

Segue o debate sobre a remoção do monumento a Getúlio Vargas, da Praça João Ribeiro, em frente à Catedral Diocesana.

A intenção é transferi-lo para uma praça localizada na Av. Presidente Vargas.

(Fotos: Nilton Wolff)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.