Share this
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou o pedido de urgência para o projeto (PDC 1442/14), de autoria da deputada Carmen Zanotto, que susta o artigo da resolução do Ministério da Saúde (1.253/13) que torna o exame prioritário apenas a partir dos 50 anos.
Atualmente, a idade mínima para indicação de mamografia pelo Sistema Único de Saúde é de 40 anos.
Aproximadamente 13 mil mulheres morrem por ano no Brasil devido ao câncer de mama, o que corresponde a 2,5% das mortes femininas no país.
Dentre as mulheres que estão na estatística, a maioria morre por falta de informação ou tratamento correto.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, a mamografia é o meio mais indicado para o diagnóstico desse tipo de câncer.
Por outro lado, a deputada Carmen Zanotto foi eleita vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara.
Com atuação voltada para o fortalecimento do sistema de saúde pública e para o atendimento das demandas das minorias, a parlamentar, no discurso de posse, defendeu que o colegiado deva buscar o apoio das demais comissões.
No Congresso da Fecam
O presidente da Fecam José Caramori e a deputada Carmen Zanotto (Foto:Zé Rabelo)
A deputada Carmen Zanotto esteve nesta sexta-feira (20) participando do encerramento do XIII Congresso Catarinense de Municípios, realizado esta semana em Florianópolis.



