Share this
A Escola de Educação Básica Industrial de Lages, ou apenas Colégio Industrial, ultrapassa meio século de vida consolidada como uma das principais instituições de ensino da Serra Catarinense.
Mas à exceção do tradicional prédio azul localizado na Avenida Dom Pedro II, no bairro Vila Nova, e inaugurado em 16 de março de 1964 pelo então governador do Estado, o lageano Celso Ramos, toda essa gente perdeu as referências históricas sobre o Industrial.
Ao abordar a qualificação do trabalho da mulher na Serra Catarinense em sua dissertação de mestrado, o advogado e consultor de empresas Ilson Barros, de 56 anos, se deparou com quase nada de registros históricos acerca do Industrial, onde muitas mulheres trabalharam neste meio século. E na condição de ex-aluno e ex-professor do colégio, Ilson decidiu agir.
Em parceria com o diretor Armando José Duarte e outros professores, além da esposa Neusa Barros, ex-diretora da escola, Ilson busca materiais que resgatem o que se passou no Industrial. Documentos, fotos, reportagens, objetos, livros. Tudo que remeta ao colégio é útil.
O lançamento do projeto ocorreu nesta sexta-feira à noite, dia 20, no auditório do Industrial.
(Informações e foto: Pablo Gomes)



