Frente Parlamentar em apoio aos Bombeiros Voluntários

Share this

Historicamente há uma contrariedade no exercício das atividades dos Bombeiros Voluntários. Não de parte da população. Santa Catarina tem relação nesse sentido. Há exemplo.

Deputado José Milton Scheffer (PP) / Foto: Foto: Rodolfo Espínola / Agência AL

Quando se pensou em instalar uma guarnição, em Campo Belo do Sul, na Serra Catarinense, lembro na época, o oficial comandante de Lages, totalmente contrário. Se dependesse dele, jamais o município teria implantado o serviço.

O prefeito da época foi quem sustentou a decisão, e os trabalhos dos voluntários segue firme e forte até hoje. Semana passada, logo na primeira sessão, gostei da iniciativa de alguns deputados, que levaram ao Plenário, a proposta de criar uma Frente Parlamentar de apoio aos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina.

A iniciativa do deputado José Milton Scheffer (PP), encontrou respaldo de outros. Conforme relato dele, 60% dos municípios catarinenses não contam com o serviço de bombeiro. Salientaram ainda que os custos dos voluntários são muito menores, e nem por isso, deixam de prestar um ótimo serviço.

Após aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei n° 3045, que institui a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, houve um impacto muito negativo entre os bombeiros voluntários que têm 130 anos de história no País.

Isto, em outras palavras, torna o Corpo de Bombeiros Voluntários subordinado aos militares, representando uma ameaça à corporação voluntária. É o tipo de coisa que é feita para complicar, apenas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.