Maior estiagem dos últimos 70 anos na Serra Catarinense

Share this

O jornalista Iran Rosa de Moraes, da assessoria de comunicação da Prefeitura de Lages compartilha novas informações sobre a dramaticidade da estiagem que assola todo o Estado de Santa Catarina.

Segundo relata, um cenário crítico conforme aponta o meteorologista Ronaldo Coutinho, da Climaterra, de São Joaquim (SC) ao afirmar que esta estiagem é a maior dos últimos 70 anos, na região Serrana de Santa Catarina.

Uma estiagem tão forte que tem acarretado na escassez de água em muitos municípios, a exemplo de Painel e São Joaquim, onde no interior já ocorre o abastecimento de água através de carros-pipa, uma cena antes vista apenas no Nordeste do país.

Em Lages

Segundo o secretário da Semasa, Jurandi Agustini, a forte estiagem também afeta o interior do município, onde há registro de que as fontes e até poços artesianos estão secando. Tabto que a Semasa tem feito trabalho preventivo de instalação de reservatórios de água em algumas localidades.

Já na cidade, os reservatórios estão dando conta do abastecimento do manancial do Caveiras que ainda comportaria, em tese, um período prolongado de mais 60 dias de seca.

Previsão de chuva

Nesta última semana de abril há previsão de chuvas com índice pluviométrico considerável, segundo o site da MetSul, agência de meteorologia do Rio Grande do Sul. Porém, mesmo com essas chuvas, o quadro de estiagem não muda significativamente.

Estiagem prolongada

Ronaldo Coutinho, durante recente debate promovido pelo Canal do Tempo, do Rio Grande Sul, afirmou que segundo as previsões meteorológicas esta estiagem se prolongará em 2020 e primeiros meses de 2021, afetando as próximas safras agrícolas e o setor de produção de carne e leite.

Fotos: Samuel Gonçalves, Divulgação 1º Batalhão Ferroviário e Divulgação Semasa