Semasa sugere programa para cuidar do lixo em Lages

Share this

A reportagem completa está publicada no Portal Lages Hoje, e dá conta de um projeto elaborado a várias mãos pela equipe técnica da Semasa, para cuidar do lixo da cidade de Lages, mas de maneira ampla e planejada.

O Secretário Jurandi Agustini acredita em grandes melhorias na destinação do lixo, com a implantação do Programa.

A ideia do “Programa Lages Melhor – Cidade Limpa” abrange várias frentes, com o objetivo de propiciar mais qualidade no tratamento e na coleta de resíduos, e o mais importante, de maneira terceirizada e propiciando economia ao Município.

Projeto na mesa do Prefeito

Entre os resultados, o que se busca é o aumento da vida útil do aterro sanitário; economia na coleta e destinação do lixo domiciliar; e maior ganho ambiental, tornando a cidade mais limpa. A proposta irá exigir certo investimento e já está sobre a mesa do Prefeito Antonio Ceron para a deliberação.

Para se ter noção

Em Lages, atualmente, são produzidas em média 3 mil toneladas de lixo mensalmente, e depositadas no aterro municipal. A coleta seletiva recolhe uma quantidade média de 60 toneladas (2% do total depositado no aterro), das quais, após triagem, resulta em apenas 1% do lixo efetivamente reciclável.

Já a média de resíduos orgânicos é de 36,37%, conforme aponta estudo feito pela empresa Serrana junto com acadêmicos do CAV/Udesc. Com a implantação do programa, estima-se alcançar de início, em torno de 15% da coleta de lixo reciclável e orgânico.

Resumidamente, terá a implantação de um Programa de Compostagem, a instalação de Ecopontos, coleta seletiva no interior, entre outras ações.

Passar pela Câmara

No tocante à Legislação, será necessária a revisão do Plano Municipal de Saneamento, e implementar uma Lei instituindo uma nova Política Municipal de Resíduos Sólidos. No final de tudo, além da redução dos desperdícios e dos impactos ambientais, há também como resultado a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.