Certificação Mel de melato da bracatinga

Share this

Na quarta-feira (27), o comitê gestor, que atua pela obtenção do IG, esteve reunido durante todo o dia na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em Lages. O encontro serviu para definir a área de abrangência de produção do verdadeiro mel de melato da bracatinga. 

Apicultores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná trabalham juntos com Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina  (Epagri) e Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina (Faasc) para obter a indicação geográfica do produto até fim de 2019.

O processo está na segunda fase, na qual estão sendo analisadas pelos técnicos responsáveis amostras de mel enviadas por mais de 200 produtores de 50 municípios dos três estados do Sul do país. A região é uma das únicas no mundo onde esse tipo de mel é encontrado. Ele é produzido pelas abelhas a partir do líquido açucarado que a cochonilha excreta ao se alimentar da seiva da bracatinga.

A notoriedade do mel de melato de bracatinga é reconhecida no mercado nacional e no exterior.

Benefícios do IG

O selo do IG, além de agregar valor ao produto, estabelecerá normas que deverão ser cumpridas pela cadeia produtiva do mel de melato. Desde a extração, passa pela produção e o envase, até a comercialização do produto.

Informações e fotos: Catarinas

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.