Gabriel rebate a oposição

Share this

Dois estudos nacionais que põem Santa Catarina em destaque serviram de combustível para o deputado Gabriel Ribeiro (PSD) ir à tribuna da Assembleia, nesta quarta-feira, 20, e responder as críticas que o Governo do Estado vem recebendo da oposição, especialmente na área de saúde.

A defesa mobilizou ainda os deputados correligionários Jean Kuhlmann, Darci de Matos e Ismael dos Santos.

O primeiro estudo é do Centro de Liderança Pública, que criou o Ranking de Competitividade dos Estados, que classificou os 26 estados e o Distrito Federal. Considerada a pesquisa mais completa do gênero no país, o estudo mostra a evolução de SC de sétimo lugar em 2011 para o segundo posto no ano passado.

Gabriel Ribeiro enfatizou que duas áreas cruciais estão fazendo o Estado evoluir no ranking: segurança pública e infraestrutura, que têm pesos altos, e sem perder pontuação em campos como sustentabilidade social, também relevante.

 Além disso, SC deu saltos nos quesitos de solidez fiscal e potencial de mercado por ter sofrido menos com a crise nacional do que a média das demais unidades da Federação. Este estudo conferiu a Santa Catarina um prêmio, recebido pelo governador Raimundo Colombo nesta quarta-feira, em São Paulo.

O outro ranking mostrado pelo deputado Gabriel Ribeiro foi o chamado índice Marcoplan, que retrata a qualidade de vida no país. Neste, SC está em segundo lugar, atrás de São Paulo.

 Por este estudo, o Estado lidera os itens Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e Saúde, e fica bem posicionado nos demais quesitos: Segurança, Institucional, Educação e Juventude.

(Informações e foto: Tarcísio Poglia)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.