Share this
Chega-me a informação de que a Epagri deu início aos trabalhos para obtenção da Indicação Geográfica (IG) dos Vinhos Finos de Altitude da Serra catarinense, projeto que estará concluído em 2019.
Para quem não sabe, assim como eu, a IG é uma forma de valorização do produto de uma região ou território, cuja procedência adquiriu notoriedade em decorrência do modo de fazer e das características ambientais locais.
O Champanhe é um exemplo clássico de IG, por que só pode ser chamado assim o espumante produzido naquela região específica da França.
Caberá à Epagri fazer estudos de caracterização da região, como solos, clima e uso e cobertura da terra, que serão reunidos num único banco de dados.
Os técnicos da Empresa ainda serão responsáveis pela atualização do cadastro dos produtores e vinhedos de altitude no Estado.
Depois, os resultados dos estudos serão reunidos, ao final do processo, num dossiê. Este documento será enviado para avaliação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que é quem decide pela concessão ou não da IG.
Por Gisele Dias, jornalista



