Share this
Por mais que esforços concentrados busquem diminuir a proliferação do javali, o controle ainda está longe de ser alcançado.
Estudos e medidas estão sendo tomadas a fim de que o problema seja equacionado e que o combate e o controle do animal em SC sejam definitivamente ajustados.

Na Assembleia Legislativa o assunto tem sido recorrente. E, conforme o deputado estadual Gabriel Ribeiro (PSD), o combate ao javali pode ganhar um aliado legal, que permitirá ações que hoje dependem de autorizações de órgãos ambientais.
O deputado acaba de dar entrada em projeto que acrescenta pontos na lei de 2003, que instituiu o Código Estadual de Proteção aos Animais.
Bichos como os javalis vêm atormentando a vida de produtores rurais ao dizimar lavouras e atacar animais, pois, segundo ele, mesmo ocorrendo um avanço, há todo o conjunto de exigências para caçadores e proprietários de áreas atacadas.
.
O que se quer
A proposta do parlamentar é que seja permitido o extermínio da fauna exótica que possa causar dano e comprometer a economia de Santa Catarina, a saúde humana e a fauna nativa.

O projeto ainda prevê que estas ações sejam precedidas de laudos atestando o dano.
.
Modificação na lei
Outra modificação estaria no Código Estadual de Proteção aos Animais. A matéria sugere o acréscimo de dois parágrafos na lei: um proibindo o enclausuramento de animais com outros que o molestem, e outro contrário ao sacrifício de animais com substâncias venenosas ou outros métodos não preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
(Informações e fotos: Tarcísio Poglia)



