Share this
A situação do Parque Nacional de São Joaquim se arrasta, por mais que esteja havendo forte intervenção da Bancada Catarinense, em Brasília.
Na semana eu passou, em nome da bancada, a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) e o senador Dalírio Beber (PSDB-SC) reuniram-se, com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, para propor que o governo federal, via medida provisória, corrija os equívocos da Lei que modifica os limites do Parque São Joaquim (nº 13.373/16).
Conforme Carmen, havia uma diferença entre o mapa utilizado para a redefinição dos limites e o mapa que vinha sendo divulgado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o que provocou o descontentamento da comunidade.
O ministro Sarney Filho afirmou que a orientação é contemplar as reivindicações, e declarou que politicamente está decisão está tomada.
Na mesma reunião, o presidente do ICMBio, Rômulo Mello, pediu um pouco de paciência para a revisão. No entanto, afirmou que todas as medidas e estudos técnicos estão sendo providenciados para a correção da lei.
A deputada Carmen e o senador Dalírio entregaram ao ministro uma cópia do estudo realizado pelo Fórum, e entregue no dia 25 de agosto ao ICMBio, para subsidiar a futura MP.
O Parque Nacional de São Joaquim é uma unidade de conservação (UC) administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nos municípios de Bom Jardim da Serra, Grão Pará, Lauro Muller, Orleans e Urubici.
Fotos: Sionei Leão