Acesso ao Morro da Igreja: estrada pode desabar

Share this

É lamentável ouvir este tipo de lamento. Pois, em reunião realizada na manhã da última sexta-feira, 17, na Câmara de Vereadores de Urubici, o comandante interino de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), coronel aviador Álvaro Wolnei Guimarães informou que se medidas não forem tomadas, a estrada que dá acesso ao Morro poderá desabar. O lamento tem sustentação num laudo apresentado pela Defesa Civil.

estrada urubici

O comandante alerta, para o estado precário da estrada, mas não pode precisar quando isso irá acontecer, mas afirma que é um risco iminente.

estrada urubici1

É um problema grave e que precisa de atenção imediata. Lá esteve também a deputada federal Carmen Zanotto (PPS/SC).

.

A estrada

O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Morro da Igreja é estratégico e essencial para o controle da navegação aérea. A estrada de dá acesso ao local foi construída na década de 1980 para a utilização dos profissionais.

estrada urubici2

No entanto, com o passar dos anos, o fluxo de veículos aumentou e o local tornou-se o principal ponto turístico da cidade. Atualmente cerca de 100 mil turistas visitam o Morro da Igreja por ano, a razão do desgaste.

.

Colapso

Em dezembro de 2015, foi detectado o aumento de risco de colapso das cortinas de sustentação, desta forma, a estrada urubici3estrada foi fechada em meia pista e foi proibida a passagem de ônibus e caminhões.

Sendo assim, se houver contingenciamento, os recursos para a revitalização da estrada serão liberados no ano que vem. O custo da obra está orçado em R$ 21 milhões, porém o projeto executivo deverá ser atualizado, no qual os recursos já foram aportados e somam R$ 420 mil.

Só que não há nenhuma garantia da liberação dos recursos e da reforma da estrada, nem para 2017.

O pedido de socorro é dirigido aos governos do SC e ao Governo Federal.

.

Ingresso

Durante a reunião também foi cogitada a possibilidade de cobrança de ingresso para se ter acesso ao Morro da Igreja como acontece em diversos pontos turísticos do país. O valor arrecado seria utilizado para a manutenção da estrada.

Um comentário em “Acesso ao Morro da Igreja: estrada pode desabar

  1. Fico imaginando qual o benefício desta base neste Morro, e qual seria o benefício com 100.000 pessoas visitando o Morro no ano, é claro que uma estrutura turística adequada traria inúmeros benefícios ao município do que uma base que nunca disse a que veio e que consome mínimas coisas da cidade.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.