Javalis: comitiva vai à Brasília

Share this

Como a questão no Estado não avança em termos de soluções, uma comitiva serrana deverá ir à Brasília esta semana para uma conversa com deputados federais e senadores, e de quebra, com o Ministério da Agricultura.

Márcio e Padre EdilsonPresidente da Associação Rural de Lages, Márcio Pamplona e o prefeito de Campo Belo do Sul, Edilson Souza, querem solução já, antes do completo plantio da safra de milho.

O argumento é de que não há mais tempo para espera. Conforme me disse o prefeito de Campo Belo do Sul, o padre Edilson Souza, somente em 2014 os prejuízos foram de R$ 1,6 milhão. E, neste ano, a contabilidade já passa dos R$ 500 mil.

Sem uma decisão ou intervenção federal não há como conter a proliferação dos javalis.

O prefeito não entende como até agora não se tem uma solução viável para o problema, sendo que a gravidade já extrapola, ou seja, está próxima da calamidade pública, sem falar do risco de comprometer a sanidade de outros animais, especialmente, os suínos.

Além disso, ele entende que não vai adiantar a liberação da caça por parte dos produtores. Há muita gente despreparada. “Há quem atire em tudo o que se movimenta. Até uma vaca foi morta outro dia”, disse.

A decisão e a solução têm que partir de Brasília! É o que pensa!

Por outro lado, em Santa Catarina, os produtores estão cansados de gritar por socorro. As autoridades políticas têm se mostrado inoperantes diante do grave problema.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.