SC tem a menor vulnerabilidade social do país

Share this

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea) nesta terça-feira, 2, indica que Santa Catarina é o estado com maior percentual de municípios na faixa de baixa vulnerabilidade social no país, com 44,4% do total. Av-Beira-Mar

A região Sul é a que apresenta a maior quantidade de municípios nessa faixa, e Florianópolis (foto) está entre as capitais da região Sul com baixa vulnerabilidade social.

O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) é medido a cada 10 anos nos 5.565 municípios brasileiros com base em na infraestrutura urbana, capital humano, renda e trabalho.

A intenção é identificar onde estão as situações de exclusão e vulnerabilidade social para orientar medidas públicas.

Os mais bem situados

Na lista dos municípios catarinenses com menor Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) estão Luzerna e Timbó, com IVS de 0,09 em uma pontuação que vai de zero a 1.

liuzernaCidade de Luzerna

Dos 295 cidades de SC, 130 têm muito baixa vulnerabilidade social; 129 possuem índices que indicam baixa vulnerabilidade social; 30 estão na faixa de média vulnerabilidade social e quatro são considerados com índices de alta vulnerabilidade social.

Lages tem índice 0,22, considerade de baixa vulnerabilidade, ou seja, está bem.

Conceito

O principal conceito é que uma pessoa está em vulnerabilidade social quando ela apresenta sinais de desnutrição, condições precárias de moradia e saneamento, não possui família, não possui emprego, e esses fatores compõe o risco social, ou seja, é um cidadão, mas ele não tem os mesmos direitos e deveres dos outros.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.