Parecer sobre o prédio do Colégio Aristiliano

Share this

Através de ofício encaminhado ao governador Raimundo Colombo, a Comissão do Conselho Estadual de Cultura, após fazer um estudo minucioso do antigo Colégio Aristiliano Ramos, em Lages, comunicou importante decisão.

O mesmo ofício teve o encaminhamento da cópia para: Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte; Presidência da Fundação Catarinense de Cultura; Superintendência da Fundação Cultural de Lages; Presidência do Conselho Municipal de Política Cultural de Lages; e Presidência do Instituto Histórico e Geográfico de Lages.

aristiliano2Conselho Estadual de Educação confirma o não tombamento do prédio

Em decisão unânime, e coloco aqui o parecer, de forma resumida. Levando em conta do ponto jurídico, ficou considerado que o imóvel não é tombado em nível estadual e nem municipal, embora reconheça a importante contribuição do velho educandário.

No entanto, nada que valide a tese do tombamento, ante a tese da construção ou ampliação da Praça Central e do Memorial.

Por fim, reconhece o merecimento de justa homenagem com a construção de um Memorial, e não recomenda o tombamento do imóvel.

Tal decisão, segundo o parecer do Conselho, permite a liberação do Estado e do Município de Lages para darem continuidade aos planos de revitalização do Centro da cidade.

Resta agora sacramentar os demais encaminhamentos pendentes no campo judicial, e tomar a decisão do Conselho, e então tratar da demolição do prédio.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.