Share this
O debate é válido. É a partir dele que surgem informações para quem sabe, um dia, os entendidos do assunto em Brasília, possam também ceder, e ouvir o que significa manejo.
Portanto, a iniciativa de expor o tema, através de um debate, ato que ocorreu em Lages, nesta última quarta-feira (8), pode alcançar êxito.
Afinal, na discussão participaram pessoas capacitadas, como o secretário de Agricultura, Moisés Savian, professores e pesquisadores da Udesc, e ainda convidados como engenheiros agrônomos e florestais, produtores rurais, sindicalistas e outras autoridades, entre elas o promotor da Curadoria do Meio Ambiente de Lages, Renee Braga. Também policiais militares ambientais e o gerente de Agricultura da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR), Denilson Padilha.
.
Manejo
O projeto de pesquisa “Manejo de Espécies Florestais”, viabilizado pelo professor n doutor na área de manejo, enfatiza que o objetivo do estudo não é fazer apologia ao corte da araucária, mas acima de tudo promover a discussão, inicialmente técnica, levando-se em conta o ponto de vista da legislação ambiental e do desenvolvimento que o manejo sustentável da espécie florestal em questão poderá gerar.
O estudo é profundo sobre a floresta ombrófila mista e fragmentos florestais (matas remanescentes), tendo como foco a araucária angustifólia (pinheiro-brasileiro), para perspectiva do crescimento e manejo da espécie.
O objetivo da pesquisa é o conhecimento sobre o uso adequado do recurso florestal.
(Fotos: Marcio Avila)




