O São Joaquim Online destaca como “bomba”

Share this

Em postagem no São Joaquim Online nesta terça-feira (26), a notícia de que o prefeito Humberto Brighenti vai realizar uma demissão em massa.

Sob a alegação da baixa na arrecadação e a crise brasileira ele decidiu pelo choque de gestão.

Segundo informações serão demitidos ainda nesta semana, os ocupantes dos cargos de Secretários, Diretores, Comissionados e se necessário também os cargos efetivos.

Prefeitura-São-Joaquim-640x401Prefeitura de São Joaquim

.

Conter gastos

A medida faz parte das ações de contenção de despesas devido à crise econômica que afeta o município, após relatar um ano de vacas magras, com uma queda significativa na arrecadação, também justificado pelo aumento constante de inadimplência por parte dos contribuintes.

Mas o fator que mais pesou na decisão teria sido a baixa do FPM – Fundo de Participação dos Municípios, ou seja, os recursos que o Governo federal repassa para São Joaquim.

Assim, o Município vai trabalhar com um mínimo possível de funcionários públicos no objetivo de preservar os serviços para a população.

Ao que tudo indica, alguns servidores, mesmo após a exoneração ainda poderão prestar serviços voluntários por cerca de 60 dias ou até que a situação de crise financeira seja contornada.

.

Folha de pagamento

Humberto Brighenti estaria tomanda uma decisão radical para não parar o Município
Humberto Brighenti estaria tomanda uma decisão radical para não parar o Município

O maior problema ainda a ser enfrentado é o da folha de pagamento, que de acordo com Tribunal de

Contas do Estado o município não pode ultrapassar o teto de 54% de limite de toda a arrecadação. O mês de Abril fechou com o alerta vermelho de 53,82% na folha.

Porém a Prefeitura concedeu aumento aos seus funcionários de cargos efetivos entre 8% a 20% (dependendo da área de atuação) através da aprovação do plano de cargos e salários o que deve impactar significativamente na folha de pagamento dos meses seguintes.

E para não ultrapassar o limite de 54% não houve alternativa a não ser cortar na carne.

A Prefeitura tem hoje cerca de 930 funcionários. Mais de 600 seriam somente da educação.

Mas a primeira remessa de demissões irá afetar todos os 60 cargos comissionados da atual administração ainda nesta semana.

.

Não oficial

No entanto a informação ainda não é oficial. Difícil imaginar um prefeito demitir todos os funcionários em cargos de confiança, incluindo os secretários, diretores e gerentes.

E, o fazendo, obviamente estará sozinho, isolado para melhor definir a situação.

Sem contar o fato de que irá inviabilizar a administração. Tudo em andamento poderá se perder, ou entrar em colapso, diante da estagnação.

Resta saber como a população vai reagir diante dessa atitude que, repito, ainda não se oficializou.

(Informações: São Joaquim Online)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.