Share this
As questões envolvendo o Aeroporto Regional em construção na cidade de Correia Pinto, têm, para mim, sido prato cheio para comentar. E não é para menos.
Afinal são anos e mais anos de investimentos que nunca se consolidam.
Mas, a boa nova que nos chega envolvendo o aeroporto é de que o mês de abril deve ser fundamental para uma das principais obras do governo de Santa Catarina.
Em visita ao município de Correia Pinto nesta quarta-feira, 01, o secretário de Estado da Infraestrutura, João Carlos Ecker, informou os novos procedimentos em relação ao Aeroporto Regional do Planalto Serrano.
.
Garantia
Ecker garantiu que ainda este mês, provavelmente dia 14, deve ser aberta a licitação para a rede elétrica, uma das principais pendências do empreendimento.
Paralelamente, serão orçados os custos para a construção das cercas ao redor do aeroporto, padronizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e para a pavimentação do pátio do terminal de passageiros e do acesso entre a estação de combate a incêndios e a pista.
.
Voos
Também em abril deve ocorrer uma audiência em Brasília para tratar do efetivo funcionamento do aeroporto, reforçando as tratativas para homologação e consequente início das operações.
A informação ainda diz ainda que, a partir da conclusão do Aeroporto Regional de Jaguaruna, no Sul do Estado, que começará a operar no próximo dia 27 com aviões da TAM, a prioridade total do governo do Estado será agora o aeroporto de Correia Pinto.
.
Operacionalização
Sobre a operacionalização do local, João Carlos Ecker destacou ser totalmente viável, mas é necessário trabalhar por voos com destinos a grandes centros do Brasil, passando necessariamente por São Paulo, com horários convenientes e tarifas atrativas.
Dos 22 aeroportos existentes em Santa Catarina, 13 são regionais, como o de Correia Pinto.
.
Minha conclusão
Também considero a notícia importante e boa. Concordo ainda que há necessidade de concentração de esforço para o término da obra. Ninguém mais aguenta ouvir falar dela, e as coisas não acontecerem. Pelo menos, houve manifesto de que algo mais está para ser feito.
Há comprometimento do Governo do Estado. Tanto que o governador Raimundo Colombo mandou recado de que, em breve, estará visitando o aeroporto, pessoalmente. Pois, estarei atento às novidades!
(Informações e fotos: Pablo Gomes)
Paulo, sou de Tubarao, moro a 4 anos em Lages. Tomara q eu esteja enganado. Mais o Aeroporto de correia pinto nao funciona antes de 2020. Pois o de Jaguaruna estava quase tudo pronto quando vim embora p/ Lages e so agora 4 anos depois, vai começar a ter voos. E o nosso aqui que nem o acesso ainda esta concluido! Vai ter q ter muita força p/ terminar todos as outras etapas em menos de 4 anos………
Pelo que eu sei, o aeroporto ainda não opera por instrumento ou tem em andamento planejamento para tal. Sem voo por instrumento não é aeroporto, é somente mais um aeródromo, impossibilitando as operações de aeronaves comerciais. Atualmente, o voo por instrumento é baseado em informações GPS, sem os antigos instrumentos afixados no solo, caros e de manutenção constante. O GPS é livre, grátis, sem taxas, sem cobranças e sem nenhum ônus.
O aeroporto de Jaguaruna, já vai ter voo da TAM no mês de abril; Povo serrano, seu desenvolvimento depende desse aeroporto, pois Lages tem péssimos acessos rodoviários para os grandes centros comerciais, Lages, está no ermo.