Share this
Ainda não há nenhuma posição do Instituto Chico Mendes (ICMBio), em detrimento dos pedidos e manifestos para que reconsidere a reabertura do Parque Nacional de São Joaquim para visitações.
A mobilização em Santa Catarina é forte e deve continuar. Esta semana, o deputado estadual Gabriel Ribeiro encaminhou uma moção ao Instituto Chico Mendes (ICMBio), manifestando contrariedade ao fechamento do Parque.
O documento apresenta as razões pelas quais o parque deve ser reaberto imediatamente. O texto questiona o argumento de que as visitações vinham degradando a biodiversidade, e relata os prejuízos acarretados pelo fechamento do parque.
“O Ecoturismo utiliza o patrimônio natural de maneira sustentável, incentivando sua conservação e formando uma consciência ambientalista. A proibição do acesso a lugares como a Pedra Furada, em Urubici, compromete a economia local”, diz a moção.
Nesta quarta-feira (11), Gabriel Ribeiro expôs a situação aos colegas de parlamento durante seu pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa.
Disse que a medida é arbitrária e pede ajuda dos colegas parlamentares para revogar a decisão.
(informações e foto: Fábio Ramos)



