Fórum de Entidades avalia os resultados das eleições

Share this

O Fórum de Entidades foi criado especificamente para debater e defender os interesses de Lages e da Região Serrana visando garantir a representatividade política.

FórumNa manhã desta quarta-feira (8), no Parque Conta Dinheiro, ao acompanhar a reunião do grupo, foi possível entender todo o resultado do processo eleitoral e a participação do grupo através das campanhas, em especial, a Serrano Vota em Serrano.

LuizAo comentar, Luiz Spuldaro, presidente da ACIL, disse que deve ser considerado positivo o fato da reeleição do governador Raimundo Colombo, ainda em primeiro turno, mais a conquista de uma vaga na Câmara Federal, com a Carmen Zanotto, e na Assembleia Legislativa, com Gabriel Ribeiro.

.

Três deputados estaduais

Porém, a expectativa era a de eleger no mínimo dois e até três estaduais. Só não foi possível atingir o objetivo, devido à pulverização dos votos, ocasionada pelo excesso de candidatos.

Outro ponto preocupante foi o alto índice de brancos, nulos e inválidos, índice de mais de 30%, maior ainda que nas eleições de 2010, sendo 21% somente em abstenções.

Fórum1Notem: não fosse isso, a Serra poderia ter elegido com facilidade outros dois deputados, caso de Fernando Coruja que precisou de aproximadamente mais 4, 6 mil votos, enquanto que Marcius Machado precisou de pouco mais de 3,5 mil.

Ou seja, com mais 8 ou 9 mil votos a Serra poderia contar três deputados estaduais, ao invés de um.

.

Na esfera federal

Por mais que tenha havido o direcionamento de 35 mil votos a candidatos de fora, Carmen Zanotto foi soberana na Serra.

Fórum3Somente em Lages, obteve mais de 50 mil votos. Foi a única, das grandes cidades, a conseguir este feito.

Por outro lado, se ela tivesse trocado de partido não teria sido eleita, e Fernando Coruja, se tivesse permanecido no PPS, teria sido eleito com pouco mais de 15 mil votos. Um questão de estratégia de cada um.

.

Manutenção do Fórum

Por fim, houve consenso do bom trabalho do Fórum de Entidades; a manutenção dele já pensando nas eleições municipais; a necessidade de se reunir com o governador Raimundo Colombo para apresentar novas prioridades para Lages e Região; a redação de uma carta de repúdio pela adesão de agentes públicos nas campanhas de candidatos de fora, e principalmente, fortalecer o trabalho de consciência nas escolas entre os jovens eleitores.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.