Share this
Enquanto o governo federal e as principais autoridades brasileiras falham na diplomacia com os Estados Unidos para enfrentar o “tarifaço”, o deputado federal Valdir Cobalchini (MDB-SC) tenta, de forma isolada, abrir caminhos para uma solução. É improvável que consiga sozinho, mas é elogiável o esforço.

Nesta terça-feira (12), Cobalchini esteve na Embaixada dos EUA, em Brasília, pedindo que a representação interceda junto ao presidente Donald Trump pela revisão das tarifas que atingem diretamente setores estratégicos de Santa Catarina, como móveis, carnes suína e de frango, madeira e equipamentos elétricos. Esses segmentos respondem por grande parte das exportações catarinenses, movimentam bilhões de dólares e sustentam milhares de empregos.
Paralelamente, o parlamentar pressiona o governo brasileiro por medidas emergenciais, como a abertura de novos mercados, apoio logístico e diplomático, além de políticas de crédito e prorrogação de prazos para empresas, nos moldes das adotadas durante a pandemia.
Nesta quarta-feira (13), ele se reúne com a Secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, para tentar avançar nas negociações. Por outro lado, enquanto o Planalto se limita a discursos vagos sobre soberania, iniciativas como a de Cobalchini mostram que, mesmo sem estrutura de Estado, é possível agir, ainda que as chances de sucesso, diante da inércia oficial, sejam mínimas.
Foto: Assessoria de Imprensa – divulgação



