Na prática: projeto-piloto para combater a violência nas escolas

Share this

Professores e gestores da EEB Irineu Bornhausen, em Florianópolis, se reuniram na segunda-feira (15) para iniciar o projeto-piloto de paz e cidadania nas escolas. É a prática sendo implantada.

A iniciativa do Comitê Integrado para Paz e Cidadania nas Escolas (Integra) é liderada pela Assembleia Legislativa (Alesc) e tem o propósito de implementar ações preventivas e de resposta em relação a ataques nas unidades de ensino.

Foto: Giovanni Kalabaide / Agência AL

A deputada Paulinha (Podemos), coordenadora técnica do Integra, destacou que essa primeira ação prática busca envolver a comunidade escolar e sensibilizar os profissionais de educação e as famílias. “Vamos desde analisar o acesso à estrutura física, até a questão de capacitação. Vamos atuar na segurança pública, mas também entender o estado dos professores, falar sobre justiça restaurativa e o acolhimento e amor que faltam nas nossas crianças”, disse.

Capacitação

Durante a capacitação, a Polícia Militar apresentou o protocolo FEL, que orienta a comunidade escolar sobre como agir em situações de risco. Os membros do Integra também discutiram temas como cyberbullying, saúde mental, justiça restaurativa e policiamento preventivo, buscando envolver toda a comunidade escolar. A expectativa a partir de agora é de que o projeto comece a ser implantado em todas as escolas no Estado.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.