Share this
Em meio às fake news, há também algumas verdades. O próprio governador Jorginho Mello (PL) veio à público através das redes sociais para lamentar a ocorrência de multas a caminhões carregados com doações ao Rio Grande do Sul. Ele fez um apelo para que não multem.

O pedido foi feito após saber do servidor da Defesa Civil de Florianópolis, Samuel Vidal, que recebeu notificação por parte do órgão federal durante o transporte de doações aos irmãos gaúchos.
O Governador disse compreender a importância das regulamentações e reconheço a responsabilidade dos servidores em cumpri-las. “Mas neste momento crítico, é preciso haver bom senso. Nenhuma norma deve sobrepor-se à missão fundamental de todo agente público: ajudar as pessoas”, afirmou.
Por outro lado
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) admitiu que foram aplicadas multas a caminhões que transportavam donativos às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Os responsáveis disseram que houve sim alguns casos pontuais e afirmaram que essas multas serão anuladas.
Além disso, a Agência publicou uma portaria na qual dispensa os procedimentos regulares de fiscalização para os veículos de transporte de cargas carregados com donativos destinados ao Rio Grande do Sul, a partir da “simples declaração verbal do motorista”.
Uma reportagem do SBT também denunciou o fato das multas. Antes das revelações contundentes, a questão das denúncias foi apontada como sendo “fake news”. (Fonte: Gazeta do Povo).




