Share this
O tema é de grande importância. Não tem como deixar de repercutir novamente aqui neste espaço. O Programa Universidade Gratuita avançou nas comissões da Alesc, e deve ser apreciado nesta terça-feira (12) pelos deputados, no plenário. É certo que não terá votação unânime, mas deverá passar com a maioria dos votos.

O que passou pelas comissões, nesta última segunda-feira, 11, foram o Projeto de Lei Complementar (PLC) 13/2023 e o Projeto de Lei (PL) 162/2023, que integram o Programa. O governador Jorginho Mello (PL), está muito próximo de ter um dos seus mais ambiciosos projetos originários na campanha eleitoral.
De minha parte não tenho nenhuma contrariedade. Pelo contrário. Os contrapontos apresentados pela Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc), em parte foram atendidos.
O líder do governo na Alesc, o deputado Edilson Massocco, afirma que o projeto vai revolucionar a educação catarinense, além de contribuir com o desenvolvimento econômico do estado. É o que mais se espera.
Graduação integral
O Programa Universidade Gratuita prevê a oferta de graduação acadêmica integral, chegando a R$ 1,2 bilhão de investimentos em 2026. Não se trata de uma bolsa de estudos: o aluno não precisa recorrer a um financiamento ou mesmo ter um avalista. A expectativa do Governo é atender pelo menos 30 mil acadêmicos em 2023, chegando a 88 mil em 2026.



