Deputado discursa contra a importação da maçã chinesa

Share this

A contrariedade de parlamentares com a intenção do Governo Federal firmar convênio com a China para importação da maçã tem ganhado adesões.

Deputado Lucas Neves / Foto: Solon Soares/Agência AL

Em discurso realizado nesta quarta-feira (29), na Tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o deputado Lucas Neves (Podemos) repudiou a possibilidade de pacto do Governo Federal com a China para importação da maçã chinesa.

O parlamentar solicitou ao Ministério da Agricultura a retirada da fruta da pauta de negociações entre os dois países. Para Neves, um eventual acordo poderia inviabilizar a produção catarinense, além de trazer altíssimo risco sanitário aos pomares do estado.

É mais do que sabido os problemas que a maça chinesa pode acarretar aos produtores catarinenses, algo que o Governo Federal parece não enxergar. Há mais de 40 doenças da maçã que não existem aqui e que poderiam chegar com esse acordo.

“A vinda de pragas e doenças ausentes em nossos pomares, bem como a depreciação de preços, pode significar a inviabilização do setor e o desemprego de milhares de agricultores na nossa região. Precisamos unir vozes para evitar isso”, salientou Lucas Neves.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.