Lucas propõe estadualização das escolas cívico-militares

Share this

O deputado Lucas Neves (Podemos) trouxe na sessão desta quinta (9), a ideia da estadualização do programa de escolas cívico-militares em Santa Catarina, ou seja, que o Governo assuma a responsabilidade pela manutenção.

A proposição do deputado tem a simpatia da Secretaria de Estado da Educação / Foto: Vicente Schmitt/Agência AL

Segundo ele, há, atualmente, 12 unidades em funcionamento no estado, seguindo o modelo cívico-militar implantado pelo governo de Jair Bolsonaro. A preocupação de Lucas se deve ao fato de o Ministério da Educação ter desativado a diretoria que cuida do programa, por decisão do presidente Lula, que sempre foi contrário a esse modelo de escola.

Lucas entende que o Estado deve tomar a iniciativa do controle das escolas, pois, o processo de desmonte, de parte da esfera federal, já começou. Se nada for feito, o modelo acabará extinto. Lucas conheceu em Curitiba, o sistema já adotado pelo estado paranaense, e que vem funcionamento perfeitamente. Lá, são 195 unidades cívico-militares. 

Conforme o deputado explica, os paranaenses assumiram a liderança nacional no índice do ensino médio e o quarto lugar no ensino fundamental. Houve também diminuição na evasão escolar, além da redução de quase 80% de violência física, 75% de violência verbal e 82% de redução de depredação do patrimônio das escolas. Por fim, hora da mobilização em Santa Catarina.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.