Colégio Santa Rosa de Lima lança campanha de matrículas

Durante encontro com a imprensa na noite desta terça-feira (13), a direção do Colégio Santa Rosa apresentou a nova campanha de matrículas que se inicia na próxima segunda-feira (19), e também anunciou novidades no sistema se ensino para 2023.

O diretor do colégio Alderi Oldra explanou aos presentes toda a formatação da metodologia utilizada pelo Colégio, externando também as ações sociais, ambientais e esportivas realizadas pelo educandário, com forte participação dos alunos e professores.

Por sua vez, as matrículas abrangem todas os níveis de ensino, deste o infantil até o Médio. Numa primeira etapa serão contempladas as rematrículas, depois, abrem-se novas, conforme a disponibilidade de vagas.

Alderi Oldra, em entrevista dá mais detalhes. Confira:

Foto: Karla Cruz

Lages organiza nova edição do Congresso de Educação

O Congresso de Educação em Lages, todos os anos, tem sido uma referência na discussão de um segmento essencial na sociedade. Por isso e outras razões a organização precisa ser pensada e trabalhada com antecedência.

Seja como for, esta edição vem com novidades, e acontece entre os dias 28 e 29 de julho, próximos. As inscrições são gratuitas que poderão ser realizadas pelo site da Secretaria Municipal da Educação (www.educacaolages.sc.gov.br).

Nesta décima sexta edição, o tema central traz as “Perspectivas e possibilidades na ação pedagógica: novos olhares em tempos de transição”.

Presenças renomadas

O evento contará com a presença de renomados conferencistas que debaterão sobre as atividades desenvolvidas nos espaços escolares, diante do contexto do retorno de crianças e estudantes às salas de aulas após os efeitos da pandemia da Covid-19.

Foto: Gustavo Cezar Waltrick

São Joaquim: palestrante morre durante Seminário de Educação

Um mal súbito com evolução para infarto é a causa mais provável da morte da pedagoga Edite Sehnem, na manhã desta quarta-feira (22), durante um Seminário Microrregional de Educação Especial, em São Joaquim.

Mais de 300 pessoas participaram do evento organizado pelo coordenador do Programa Educação Municipal do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – CISAMA, Carlos Eduardo Moreira.

A renomada palestrante de 63 anos, havia recém iniciada manifestação sobre Educação Inclusiva, tema do qual é considerada uma das maiores especialistas do Brasil. O auditório do Centro de Eventos Newton Stélio Fontanella, estava lotado de educadores de São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urubici.

Entenda o caso

Edite Sehnem teve perda repentina de consciência quando falava ao público e ao cair desacordada foi atendida pelos presentes. O fato ocorreu por volta das 9:00 e o Samu foi acionado e a palestrante chegou a ser reanimada e levada ao hospital Sagrado Coração de Jesus.

Informações do hospital são de que a paciente sofreu outras duas paradas cardiorrespiratórias e não resistiu. A morte da professora foi confirmada em seguida. Os familiares foram comunicados para os devidos encaminhamentos. Edite Sehnem era reconhecida como uma sumidade em Educação Inclusiva.

A prefeitura de São Joaquim prestou todo suporte e apoio aos familiares. O Seminário Microrregional de Educação Especial foi cancelado.

Créditos foto: divulgação

Medicina Veterinária da Udesc Lages oferece 30 vagas

Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) segue com inscrições abertas, até 6 de junho, para o Vestibular de Inverno 2022. Nesta edição, o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, oferece 30 vagas para o curso gratuito de Medicina Veterinária.

Curso de Medicina Veterinária é gratuito e tem cinco anos de duração – Foto: Fabrício

Com cinco anos de duração, o Bacharelado em Medicina Veterinária visa formar profissionais com conhecimentos para desenvolver ações e resultados voltados à área das Ciências Agrárias no que se refere à produção animal, produção de alimentos, saúde animal e proteção ambiental, preocupados com o modelo globalizado e regional de desenvolvimento, primando por um ensino de qualidade.

Entre outras oportunidades, é possível trabalhar em clínicas veterinárias, como responsável técnico em estabelecimentos veterinários e na indústria de medicamentos e de produtos veterinários. O profissional veterinário pode atuar nas áreas de Medicina Animal, Produção Animal, Produção de Alimentos e na área de Proteção Ambiental.

Demais cursos

Na Udesc Lages também são oferecidos os cursos de Agronomia, de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Engenharia Florestal. Todos são gratuitos e possuem conceitos elevados no Ministério da Educação (MEC), estando entre os melhores do País. Em cada um, são oferecidas 30 vagas no Vestibular de Inverno 2022.

Saiba mais sobre o curso de Medicina Veterinária:

Lages: formada 1ª turma do Curso Técnico em Agronegócio

A primeira turma do Curso Técnico em Agronegócio, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), no polo de Lages, colou grau no último fim de semana.

Em parceria com o Sindicato Rural do município, o ato na sede da Associação Empresarial (ACIL) reuniu familiares e autoridades para formar a turma com 26 novos profissionais. 

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo conduziu a solenidade e salientou a satisfação em formar mais uma turma de um curso que se destaca no Estado e em todo o País.  

O presidente do Sindicato Rural de Lages, Márcio Cicero Neves Pamplona, enalteceu a importância da formação para a carreira profissional dos novos técnicos e para fortalecer o setor.

(Informações e fotos – MB Comunicação)

Estudante da Uniplac na Alemanha

O acadêmico do curso de Engenharia Mecânica, Higor Souza Muniz, de 20 anos, está a caminho da Universidade de Stralsund, na Alemanha, onde vai participar de um curso de primavera sobre “Energias Renováveis”.

O jovem se diz bastante empolgado e feliz com essa oportunidade me proporcionada pela Uniplac. Higor, que ficará em solo alemão até o dia 6 de maio como todos os gastos custeados através de um bolsa de estudos de intercâmbio. “

Segundo ele, a importância da realização desse curso é enorme, pois uma experiência acadêmica no exterior pesa muito no currículo, ajuda a aprimorar outro idioma e a possibilidade de networking com pessoas de todo o mundo. “Sou muito grato à Uniplac e ao privilégio de ter conseguido essa bolsa. Vou aproveitar ao máximo”, conclui.

(Informações e foto: Débora Bombílio)

Acadêmicos escolhem a Garota e Garoto dos JUNIPLAC

Um motivo especial fez-me visitar a Uniplac, na noite desta sexta-feira (25). Ocasião festiva, num momento de pura descontração, para a escolha da Garota e do Garoto dos Jogos Universitários – Juniplac. O evento ocorreu no Centro de Convivência, onde os cursos com seus respectivos representantes deram um show na torcida.

Enfim, acompanho as atividades da Uniplac e não é de hoje. Nela tenho toda a minha formação. Letras, Pós e Jornalismo. Portanto, toda essa interatividade não é apenas de passagem.

Mas, voltemos ao assunto Garoto e Garota Juniplac. Entre as concorrentes, representando o Curso de Direito, desta vez, lá estava a minha filha Beatriz. E, toda a torcida do pai, da mãe e da maninha valeu, ao lado dos demais colegas.

Beatriz teve o melhor desempenho e foi eleita pelo seleto grupo de jurados, como Garota Juniplac 2022. Um miniconcurso, que dentro da esfera da Universidade tem lá seus objetivos, e, claro, relevância no meio acadêmico.

Para e minha pequena menina, com seus 21 anos, uma conquista representativa. Afinal, para quem hoje galga uma carreira de sucesso no Direito, está andando dentro da cartilha. Dedicada, e, como estagiária, atua na área. Esta pequena vitória, irá ajudar ainda mais na sua autoestima. Afinal, hoje, dentro da Uniplac, ela é a Garota!

Perdoem não falar muito do Garoto, o Acácio Mariano, do Curso de Medicina, mas acabei tendo minha atenção dirigida à pequena Bia. Natural né. Mas, ele está, ao lado dela na foto.

E digo, mais. São ocasiões como estas que fazem da Uniplac o diferencial no ensino superior da Região.

Uniplac: Curso de Administração põe aprendizado em prática

Os alunos do 8º Semestre do Curso de Administração da Uniplac iniciaram as atividades da 18ª edição das Práticas Empresariais: Desenvolvimento de Negócios e Jogos Empresariais.

O lançamento aconteceu nesta terça-feira, no auditório CCJ, quando as esquipes após a geração de ideias fizeram as apresentações em busca da conquista da ‘empresa âncora’ que é o negócio destaque.

A explanação de cada equipe ocorreu no formato de “pitch”, com 15 minutos para apresentar à banca avaliadora a proposta de uma empresa, com viabilidade financeira do negócio e protótipo do produto. 

É a oportunidade para os alunos colocarem em prática todos os conhecimentos que tiveram ao longo do curso.

Durante o semestre os acadêmicos seguirão com a formalização simulada e implementação das empresas na Incubadora MIDILages, sob a orientação dos professores Munir Saleh e Petterson Arruda. “

Através dos jogos eles criam a cultura do empreendedorismo, do trabalho em equipe, da preparação para o trabalho sobre pressão, além de despertar a visão de como se comportar lá na frente para enfrentar essas disputas.

Novidade

A grande novidade deste ano é de que os alunos desde a primeira fase já são desafiados a pensar uma ideia de negócios e apresentar um Pitch que será validado por uma banca de professores. Essa ideia vai virar um plano de negócio e no final do curso uma empresa onde aliando teoria e prática, os estudantes testam suas habilidades gerenciais e de negócios.

Os jogos ocorrerão durante 8 semanas, onde os estudantes viverão na prática o dia de um empresário, desde o planejamento, a abertura do empreendimento, vendas, marketing e todos os problemas enfrentados no dia a dia diante de um negócio próprio.

(Fotos: Jari Carneiro Junior)