Na tarde de terça-feira, dia 5, o Secretário de Saúde do Município de Lages, Claiton Camargo de Souza, conheceu a infraestrutura da Unifacvest na área de saúde humana.
Ele aceitou o convite do Reitor Geovani Broering para uma visita técnica aos serviços que estão em fase de celebração de convênio com o SUS e contribuirão para ampliar os atendimentos à população em diversas especialidades.
O Secretário gostou da infraestrutura disponível e que contribui para as demandas da saúde municipal e regional, formando excelentes profissionais. Por sua vez, o Reitor apresentou um dado importante, destacando que é o maior investimento privado na área da saúde em Santa Catarina, em universidades.
Espaço ao lado do Hospital Tereza Ramos
No campus Unifacvest Saúde, com 14 mil m2 de área construída, localizado ao lado do Hospital Tereza Ramos, o Secretário conheceu as clínicas escola de Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Serviço Social e Radiologia.
Estas clínicas integradas oferecem atendimentos pelos acadêmicos em todas especialidades de cada área, através do acompanhamento e orientação dos professores de cada curso. Com a futura implantação do Curso de Medicina, o Secretário acompanhou no campus Saúde a execução do projeto do Pronto Atendimento e 11 clínicas de especialidades médicas que está em construção.
Hospital Simulado
A segunda parte da visita técnica foi no Unifacvest + Saúde – Hospital Simulado, localizado na Praça dos Bandeirantes, em uma área construída de 1400m2, modelo único na região Sul do Brasil.
O espaço vai possibilitar aos acadêmicos o desenvolvimento das aprendizagens e procedimentos clínicos em uma estrutura simulada, idêntica ao real, com equipamentos tecnológicos de alta performance, manequins simuladores interligados em centrais informatizadas para todas as especialidades médicas, internação simulada, UTI simulada, consultórios simulados, todos com salas de observação espelhadas.
Novidade
Como novidade em Hospitais Simulados o da Unifacvest conta com uma entrada exclusiva para ambulância e uma Casa completa para simulação dos atendimentos multidisciplinares do programa Saúde da Família. O Reitor informou ao Secretário que o espaço será referência para os processos formativos da equipe de residência médica multidisciplinar do Hospital Tereza Ramos.
Crédito da foto: Thiago Junkes / Informações: Ricardo Leone Martins