Número único para emissão da nova identidade em SC

Share this

No último dia 08 de novembro o Governo do Estado de Santa Catarina lançou um novo modelo de carteira de identidade, no qual a numeração do CPF vale também como RG.

Fechando na sexta-feira, 19, a segunda semana de emissão do documento com número único, o balanço feito pelo Instituto Geral de Perícias catarinense (IGP) aponta que até agora foram encaminhados para produção cerca de 17 mil documentos solicitados em todo o estado, sendo 10 mil entre os dias 08 e 12 de novembro, e outros 7 mil nesta semana.

Em relação ao desempenho do sistema integrado com o banco de dados da Receita Federal, na primeira semana de trabalho foram detectadas 400 inconsistências durante os atendimentos realizados. Da última terça-feira até aqui, foram mais 244 alertas do sistema destacando alguma situação a ser verificada.

O perito-geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano, afirma que os resultados comprovam a eficiência do cruzamento de dados.

O lançamento do novo documento gerou um aumento significativo na procura pelos postos de identificação em todas as regiões, principalmente, nos municípios mais populosos. E isso tem gerado dificuldades na hora de agendar horário para atendimento presencial, uma condição obrigatória para quem deseja fazer o seu documento.

Não é obrigatório e nem urgente

A primeira coisa a se esclarecer é que a carteira de identidade não tem validade. É claro que em documentos muito antigos até a fisionomia do cidadão pode não ser mais a mesma ilustrada na fotografia do RG, por isso em alguns casos ele é rejeitado depois de dez anos. Mesmo assim, se não for uma situação de extrema necessidade é recomendado que aguarde alguns dias antes de tentar emitir o novo documento de identidade.

Agendamento no site

Embora o estado de Santa Catarina seja um dos mais bem-sucedidos na aplicação da vacina e no combate à pandemia, ainda trabalhamos de acordo com regras sanitárias. Os agendamentos são feitos exclusivamente no site www.igp.sc.gov.br.

Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.