Coronavírus: Serra vive o pior momento da pandemia

Share this

Há dias o sistema vinha operando praticamente no limite. Esperado, portanto, o colapso nos leitos de UTI Covid na Serra Catarinense. Os dois hospitais o Nossa Senhora dos Prazeres e o Tereza Ramos estão com 100% de ocupação.

A situação obrigou a representantes de entidades regionais ligadas à área da saúde, a se reunirem emergencialmente na noite desta sexta-feira (4) para alinhar estratégias e alternativas diante do cenário de lotação máxima dos leitos hospitalares destinados a pacientes da Covid-19.

Centro de Triagem

Nos três primeiros dias do mês dezembro, o Centro de Triagem da Covid-19 registrou 1.356 atendimentos, número que já supera o total de procedimentos registrados durante todo o mês de junho, por exemplo, quando 1.289 pessoas passaram pelo local.

Abertura de leitos

No início desta semana quatro novos leitos de UTI Covid foram abertos no Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos, mas diante do agravamento do quadro de alguns pacientes, foram ocupados rapidamente.

O que fazer

Na estratégia de enfrentamento da Covid-19 na Serra Catarinense, o plano sempre foi o de priorizar os atendimentos clínicos e de UTI na cidade de Lages, porém como a situação indica 100% de ocupação dos leitos, uma das estratégias envolve a utilização dos leitos disponíveis nos hospitais da região.

Nova reunião

Neste sábado (5) uma nova reunião será realizada para deliberar sobre o assunto e apontar novos encaminhamentos no enfrentamento à pandemia, com a participação de todos os secretários de saúde dos municípios que compõem a Serra Catarinense, os representantes dos hospitais e os componentes de rede de urgência e emergência para tratar a situação em conjunto.

Ouça abaixo o que diz o secretário municipal de saúde, de Lages, Claiton Camargo, a respeito da grave situação:

Informações: Flávio Fernandes / Foto: divulgação

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.