Gente nossa desenvolve teste rápido e inovador para Covid-19

Share this

Novo teste foi desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Bioquímica da Udesc Lages, o nosso Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em parceria com outras instituições. Trata-se de um teste molecular inédito para diagnóstico da Covid-19.

A descoberta aconteceu após três meses de trabalho em que os pesquisadores formularam um novo teste, mais rápido, mais simples e mais barato.

O que foi desenvolvido

Eles desenvolveram um peptídeo, ou seja, uma molécula que reconhece o vírus e se liga a ele. Depois, acrescentaram estruturas químicas que emitem luz e deixam as moléculas com cor fluorescente. Quando elas encontram o vírus e a cor desaparece, o resultado é positivo para o novo coronavírus.

Vantagem

A vantagem do novo teste é que o material coletado dos pacientes não precisa passar por várias análises. As hastes contendo o vírus são mergulhadas em tubos onde há moléculas e a resposta é imediata.

Pesquisas

As pesquisas foram realizadas pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular da universidade, ao lado da professora Maria de Lourdes e do professor Gustavo Felippe da Silva. Foi o grupo que desenvolveu o peptídeo que se liga ao vírus.

No mercado em até quatro meses

A expectativa dos pesquisadores é que o novo método esteja disponível comercialmente nos próximos três ou quatro meses. Os dados da pesquisa serão públicos e a invenção não será patenteada. Portanto, empresas e laboratórios poderão desenvolver a mesma molécula ou usar a mesma estratégia para formulação de testes.

Foto: Divulgação Pesquisadores

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.