Em Chapecó a maioria dos infectados é de jovens

Share this

Notem a curiosidade. Em contato com o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, nesta tarde de quarta-feira (29), questionei a razão do salto em casos confirmados de coronavírus. Há uma semana havia seis, e agora, nesta data, 50.

Luciano Buligon — Foto: Prefeitura de Chapecó/Divulgação

A explicação é de que os novos casos começaram a se dar após a Páscoa e pela flexibilização. Além disso, onde há um contaminado numa casa, se outro da família mostrar qualquer sintoma de gripe, também passa a ser considerado imediatamente um infectado. Assim, o número deu um salto.

Outra coisa interessante que ele disse. A maioria dos infectados é de pessoas jovens e com boa força de recuperação, e quase todos estão em casa, sem risco. Salientou que há poucos registros de pessoas com idade avançada, o que lhe dá esperança de que Chapecó não terá problemas de falta de leitos de UTI, e nem de enfermaria. Também não houve nenhum óbito.

Buligon informou que por hora tudo está sob controle. O setor de UTI está com pouco mais de 16% de ocupação, o que lhe dá certa comodidade hoje, mas que está atento e preocupado com a atitude das pessoas se soltando. Ele pede conscientização e ajuda para não ter que voltar tomar medidas mais drásticas de restrição.

Em Lages, é o que o prefeito Antonio Ceron tem dito, e mostrado a mesma preocupação, ou seja, para que haja consciência de todos para não se exponham ao contágio do vírus.

Áudio do prefeito Luciano Buligon: