Região conhece diagnóstico turístico de Lages

Share this

Ao apresentar o diagnóstico do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável de Lages, inclusive, com a presença do ex-ministro da Previdência, Waldeck Ornélas, Lages dá mais um passo no apontamento dos aspectos socioeconômicos, demanda de turistas e a oportunidade de sensibilizar as pessoas sobre o potencial da atividade turística.

Como o evento foi realizado pela Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), em parceria com a Prefeitura de Lages, a proposta é ainda mais ampla. A ideia é a de englobar do pacote turístico todos os municípios da Amures, e aumentar o potencial e a exploração do segmento na região. Espera-se agora, a partir deste diagnóstico tornar as ações em realidade.

Para o ex-ministro, Waldeck Ornélas, o caminho que Lages está seguindo, na elaboração de um Plano de Turismo, mostra que os municípios assumiram que é necessária uma política de desenvolvimento econômico.

Pontos positivos

Entre os pontos fortes e fracos do turismo em Lages, está a gastronomia, com pelo menos 73 estabelecimentos. A rede hoteleira também é um ponto forte, com capacidade de atender mais de cinco mil pessoas ao mesmo tempo. São 29 meios de hospedagem na cidade. A ocupação gira em torno de 70% na alta temporada e 40% na baixa.

Quanto aos eventos, equipamentos turísticos, sejam históricos, construídos ou naturais, a cidade possui 31 atrativos ao longo do ano.

Pontos negativos

Um dos pontos negativos é que, dentre as 15 agências que trabalham com turismo em Lages, apenas duas atuam no turismo receptivo. Todas as outras vendem pacotes para que os lageanos façam turismo fora. O município conta com nove guias de turismo.

Fotos: Toninho Vieira

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.