Urubici e Bom Retiro abraçam o 4º Festival Nacional da Truta

Share this

Gente, tive oportunidade de participar do lançamento do Festival Nacional da Truta – Fenatruta, nesta quarta-feira (21), num lugar exótico do turismo serrano, o Curcaca Hotel. Um grande evento realizado em parceria entre Bom Retiro e Urubici.

O evento que chegou à 4ª edição, reuniu jornalistas, assessores de imprensa e comunicação, chefes de cozinha, prefeitos, vereadores, convidados e até o deputado estadual Marcius Machado.

Assim como todos pude saborear pratos especialmente criados para o evento que este ano, espera atrair muitos turistas à Serra Catarinense.

O Festival idealizado pela Associação do Trade Turístico de Urubici – Pouserra, o Fenatruta mobiliza seus mais de 70 associados da entidade focados na gastronomia local e regional. E um dos objetivos é diminuir as taxas de sazonalidade na baixa estação.

Truta como referência

A carne do peixe é, sem dúvida, a grande atração, referência. Pois, o Fenatruta envolve os principais estabelecimentos de gastronomia, pousadas, vinícolas e operadores de turismo de Urubici e Bom Retiro.

Na primeira edição o festival contou com nove restaurantes e mais de 850 pratos comercializados. No ano seguinte, o número saltou para 15 estabelecimentos e cerca de 2.000 pratos consumidos. Ano passado, o evento envolveu 16 restaurantes e foi prestigiado por cerca de 10 mil pessoas. Já neste ano, o Festival contará com a participação de 19 restaurantes.

Evento contagiante

O Fenatruta deste ano está chegando com um ar ainda mais festivo. As duas praças da Avenida Adolfo Konder, em Urubici, se alternam para serem palco do receptivo do festival. Apresentações de talentos locais, degustações e capacitações farão parte das atrações.

Portanto, de 23 de agosto a 29 de setembro, os restaurantes, bistrôs, cafés, empórios, churrascarias e pizzarias de Urubici e Bom Retiro, além de pousadas e vinícolas da região, oferecerão pratos, petiscos e iguarias da gastronomia local baseados na truta.

Estimulada pelo Festival, a comunidade passou a frequentar mais os restaurantes e valorizar a truta como um produto representativo das potencialidades locais.

(Informações: Oneres Lopes/Fotos: Paulo Chagas)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.