Share this
A política é sempre feita de meandres, mas que se estabelecem a partir de ações, e que muitas vezes se antecipam aos pleitos. O objetivo é se organizar da melhor maneira possível, dentro de uma realidade ideológica e conceptiva, na tentativa de obter o equilíbrio e a força necessária para enfrentar os desafios.
Aliás, o desafio seguinte são as eleições municipais. E, desde já, pseudos candidatos já tentam a identificação na tentativa de se tornarem reais.
Dentro dessa organização prévia, há partidos que buscam a valorização e o incentivo para ampliar o número de mulheres na política partidária.
No Podemos
É o que está fazendo a Executiva Municipal de Lages, do Podemos. A integrante ativa, Stela Maris Salvador é quem está por de trás do projeto “Renove Com 19”, no qual, busca incentivar novas filiações, principalmente, de mulheres que desejam mudar a sociedade através da política.
O trabalho é feito em conjunto com o primeiro vice-presidente do partido, Valdemir Bachmann, o popular Gotti dos Grampos. Ambos têm visitado mulheres que são líderes civis, eclesiásticas e políticas. A ideia é convencê-las da importância de ingressar no Partido.

Entre as filiações alcançadas, a da líder religiosa pastora Suzana da Silva moradora do Bairro Bela Vista e definiu ser pré-candidata a vereadora.

Além dela, a líder comunitária e micro empresaria do ramo do artesanato, Keli Krombauer, moradora do Bairro Caroba.
Na verdade, o Partido está certo. As mulheres precisam realmente ter maior participação. O Podemos está trabalhando antecipado, exatamente para não deixar para as vésperas das eleições, como normalmente acontece, de parte da maioria dos partidos. O êxito, é outra questão.
(Informações e fotos: Joel Micuim)



