Capacitação sobre o queijo artesanal serrano

Share this

A produção do queijo artesanal serrano continua sendo motivo de debates. Foi o que aconteceu esta semana que passou, no Centro de Ciências Agroveterinário (CAV/Udesc), num curso de capacitação. O objetivo da formação é qualificar a ação dos técnicos e extensionistas da região.

O evento foi realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama). A formação contou com a participação de 45 técnicos de toda a Serra Catarinense.

Isso tudo é uma exigência aos produtores de leite e queijo cru, para uma melhor qualificação na produção porque o procedimento não passará por processo térmico para eliminar microrganismos. Por isso, todos precisam reconhecer as origens para identificar pontos críticos de contaminação, atuando na prevenção e minimizando riscos de contaminação.

Conhecimento também sobre a microbiologia e higiene na ordenha e os cuidados necessários para a realizar a coleta para as análises de água, leite e queijo, além da legislação, implantação de alto controle, higienização e cuidados necessários no processamento da matéria prima.

Informações e foto: Assessoria de Imprensa CAV/Udesc

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.