Share this

Numa proposição da vereadora Aida Hoffer (PSD), a Câmara de Lages trabalhou o tema da violência contra a mulher numa audiência pública realizado no Plenário, na noite de quarta-feira (6).
Os números assustam
Somente na 2ª Vara Criminal de Lages, atualmente, estão em análise mais de quatro mil processos, sendo que 1.200 destes estão relacionados à violência doméstica. Diariamente atende uma ou duas prisões em flagrante em audiências de custódia e que existem 30 presos preventivos, que estão sendo processados envolvendo a violência de gênero.
Proteção à mulher
Pelo programa Rede Catarinas de Proteção à Mulher, criado em março de 2018, já foram atendidas mais de 765 visitas preventivas com resultados e realizadas mais de 50 visitas preventivas aos agressores de mulheres.

Plenário da Câmara de Vereadores lotou para a audiência pública
Secretaria para a mulher
Os dados da Secretaria de Políticas para Mulher e Assuntos Comunitários apontam que, desde 2017, já foram atendidas 195 mulheres. Atualmente, 145 famílias recebem acompanhamento psicológico, social ou jurídico, de acordo com os casos.
Entendimento
Sem educação não é possível combater o problema. As diversas falas também reforçaram a importância da participação da família na formação social do ser humano e defenderam que é fundamental o envolvimento de todos para superação do feminicídio. Além disso, reafirmaram que o trabalho em rede no enfrentamento à violência contra a mulher pode ser um mecanismo para tratar do assunto.
Investimento em campanha
A reunião também definiu que é preciso investir mais em campanhas de prevenção e orientação para conscientizar a população acerca da problemática, além de capacitar espaços públicos e privados para que todos os locais sejam locais de acolhimento às mulheres vítimas de violência.

O público que esteve presente espera agora que as ações definidas sejam implementadas
Ligue 180
A Central de Atendimento à Mulher ou Ligue 180 é uma central telefônica que atua como um disque-denúncia. É um programa nacional que recebe denúncias de assédio e violência contra a mulher e as encaminha para os órgãos competentes.
O Ligue 180 funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo, inclusive feriados. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer lugar do Brasil. O anonimato é garantido. Através desse serviço também é possível obter orientações sobre serviços da rede de atendimento, direitos da mulher e legislação.
A violência contra mulher atinge a todos e a denúncia pode ser feita por qualquer pessoa. Então, não importa se você conhece ou não a pessoa que está sofrendo violência, ligue 180 e denuncie! Ajude a proteger as mulheres.
Informações e fotos: Ascom Câmara de Vereadores



