Share this
Um dos momentos mais aguardados pelos educadores de toda região está acontecendo. O Congresso de Educação do Município de Lages está em sua décima terceira edição e já se consolidou no calendário de eventos da cidade, atraindo olhares de mais de 1.500 congressistas, vindos de várias cidades de Santa Catarina e até de Estados vizinhos.
Serão dois dias de muitas reflexões, norteadas pelo tema “Formação Humana Integral: Perspectivas e Complexidade de um Cenário em Transição”.

A abertura oficial foi realizada na manhã desta quinta-feira (26 de julho), no Centro Serra Eventos, com a presença de autoridades e apresentações culturais de dança e canto coral, e a participação de apresentadores mirins, todos alunos da rede municipal de ensino.
Descentralização
Após o sucesso do novo modelo implantado no ano passado, este ano o Congresso segue com a ideia descentralizadora das discussões. Foram formados 96 grupos de trabalho, espalhados em pontos por toda cidade, em oficinas com temáticas diferentes sendo ministradas por 170 profissionais de diversas instituições de Lages e municípios como Videira, Florianópolis, Curitiba e São Paulo.
Eventos incorporados
Junto estão sendo realizados três eventos que foram incorporados ao Congresso, que é o II Seminário da Educação Infantil, o I Seminário da Educação Especial e o I Seminário da Educação do Campo, que contaram com grande participação dos congressistas.

Somente no Seminário da educação infantil, cerca de 500 professores se inscreveram para participar. As inscrições para as oficinas foram realizadas conforme as afinidades com cada tema e os congressistas podiam escolher em qual grupo participar.
Palestrantes
Quatro nomes estão entre os palestrantes principais, que realizam conferências ao longo do evento. São eles Anna Penedo, atual presidente do Instituto Inspirare, Emília Cipriano, autora de livros e conferencista em eventos nacionais e internacionais, Márcia Hobold, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), e o Professor Pachecão, conhecido nacionalmente por suas palestras motivacionais.
Homenagem
Durante a solenidade de abertura, o prefeito Antonio Ceron e a secretária Ivana, prestaram uma homenagem a Antônio Vieira, o Toninho, mestre de cerimônias que apresentou as todas as edições do Congresso de Educação já realizadas até o momento.
Fotos: Marcelo Pakinha



