Audiência debate novo traçado de Parque Nacional

Share this

Há anos famílias inteiras vivem o drama do equívoco gerado após a aprovação do projeto de Lei em 2016, ou seja, o mapa que estava de conhecimento da entorno do parque não corresponde com o que foi aprovado no texto da lei, com isso, o ICMBio gerou um conflito, pois foi incluído áreas no traçado anterior, como o Parque Estadual da Pedra Furada e o Ecomuseu.

Em audiência pública, em São Joaquim, na última sexta-feira (29), com a presença da deputada federal Carmen Zanotto, o atual Projeto de Lei foi apresentado por membros do Fórum Parlamentar Catarinense, além de ser pauta importantíssima para diversas famílias afetadas por um traçado não condizente.

O debate girou em torno da aprovação do PL 10082/18 que trata do novo traçado do Parque, por meio da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal.

O PL 10082/18, que propõe um novo traçado do Parque de São Joaquim e altera seu nome para Parque Nacional da Serra Catarinense. O evento aconteceu no salão da igreja matriz de Urubici e reuniu mais de 300 pessoas.

O parque, que engloba parte dos municípios de Bom Jardim da Serra, Grão Pará, Lauro Müller, Orleans e Urubici, foi criado em decreto de 1961.

Fotos: Silviane Mannrich

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.